Bandeira do Brasil é a quarta mais feia do mundo, segundo ranking

O professor de filosofia neozelandês Josh Parsons publicou um ranking com as bandeiras mais bonitas do mundo, e, segundo o mesmo, o símbolo do nosso país é o quarto mais feio do mundo, somente a frente de Guam, Ilhas Virgens Americanas e Marianas do Norte.

Segundo a lista, a bandeira do nosso país levou nota D, sendo classificado com nota 35, em uma escala até 100. Os motivos da baixa nota seriam as escritas “Ordem e Progresso” no centro e por causa do símbolo parecer muito “enfeitado”, apesar do projeto ser “original”.

A bandeira mais bonita seria a do país africano Gâmbia, seguido pela do Paquistão, Japão, Somália, Turquia e África do Sul.

Veja o Ranking completo aqui.

Share

Meu nome é Fernando Soares de Jesus, natural de Imbituba/SC, geógrafo pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestrando na área de Desenvolvimento Regional e Urbano na mesma instituição. Criei este blog ainda no Ensino Médio, em meados de 2013, com o objetivo de compartilhar e democratizar o conhecimento geográfico, desde o campo físico até o campo humano, permitindo seu acesso de maneira clara e descomplicada.

5 Comments

  1. João Sabonete Gaivota Melância Reply

    Não sou brasileiro mas acho a bandeira do brasil uma das mais bonitas, e é original, não há nenhuma bandeira parecida com a brasileira. Não entendo como é que a bandeira brasileira é mais feia que a da frança, itália , méxico, ou holanda que são iguais umas as outras com dois riscos de cada cor nas pontas.
    Para mim as bandeiras mais bonitas dão a Brasileira, Portuguesa, Espanhola do Reino Unido e Uruguai

  2. Paulo Valente Reply

    A bandeira brasileira é feia porque não segue as normas da heráldica. O mesmo acontece com a bandeira portuguesa em que o verde e o vermelho nunca deveriam ter ficado a par. Mesmo a esfera armilar torna a bandeira demasiado “pesada”.
    As bandeira mais simples são em geral as mais bonitas, nomeadamente as bandeiras como a francesa e a holandesa ou ainda as bandeiras escandinavas. Grande parte das bandeiras europeias incluem uma combinação de três cores: vermelho, branco e azul. Essas são também as cores dominantes no escudo de Portugal.
    A bandeira brasileira tem vários erros: a combinação de cores (verde, azul e amarelo); o lusango (provavelmente de origem maçónica): o motto “Ordem e Progresso”. Se verificarem, as bandeiras europeias não têm nem lusangos, nem mottos (e foi na Europa que as bandeiras “nasceram”).
    As bandeiras dos estados dos EUA são um bom exemplo de como uma bandeira NÃO deve ser.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.