Megalópoles, o que são?

Megalópoles são um conglomerado de grandes cidades (metrópoles) que se localizam próximas geograficamente uma das outras. São grandes áreas urbanas em que se encontram grandes cidades e outras de porte médio entre elas, sendo que entre todas existe uma forte ligação econômica, e um processo conhecido como Conurbação. O termo foi criado por Patrick Geddes.

A maior megalópole atual é a que se estende na costa leste dos Estados Unidos, que vai desde a cidade de Washington até Boston, passando pela grande Nova Iorque. Outra grande megalópole é a que fica na costa japonesa, entre as metrópoles de Osaka, Tóquio e Nagoya.

No Brasil, a região entre as cidade de São Paulo e Rio de Janeiro é considerada uma área de propícia para uma futura criação de uma megalópole, hoje ainda é considerada um complexo metropolitano.

Share

Meu nome é Fernando Soares de Jesus, natural de Imbituba/SC, geógrafo pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestrando na área de Desenvolvimento Regional e Urbano na mesma instituição. Criei este blog ainda no Ensino Médio, em meados de 2013, com o objetivo de compartilhar e democratizar o conhecimento geográfico, desde o campo físico até o campo humano, permitindo seu acesso de maneira clara e descomplicada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.