Além das Confederações: Tahiti, a maior ilha da Polinésia Francesa

Hoje é a vez de falarmos da grande surpresa da Copa das Confederações, o Tahiti, o conjunto de ilhas localizado na Oceania, fazendo parte da Polinésia Francesa, que guarda inúmeras culturas interessantes.

Papeete é a capital do país, seu idioma é o francês, porém o inglês é bem disseminado em todos os locais. A moeda usada na região é o Franco. O clima é tropical e bem úmido, sendo que o que move a economia é o turismo, já que o país tem algumas das praias mais belas da Oceania. Papeete é também a maior e mais importante cidade de toda Polinésia.

Sua área é relativamente pequena, de apenas 1.045 km², sua população é estimada em aproximadamente 178.100 pessoas, a densidade demográfica é alta, cerca de 170 hab./km².

O que é interessante neste lugar é que, apesar de fazer parte da Polinésia Francesa (o Tahiti é a maior e mais importante ilha deste complexo oceânico), que por sua vez pertence a França, tem uma certa autonomia política, porém, nunca esquecendo que faz parte e tem grande dependência econômica e social aos franceses.

Leia mais do “Além das Confederações”:
Espanha, a terra da tourada

Meu nome é Fernando Soares de Jesus, natural de Imbituba/SC, geógrafo pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestrando na área de Desenvolvimento Regional e Urbano na mesma instituição. Criei este blog ainda no Ensino Médio, em meados de 2013, com o objetivo de compartilhar e democratizar o conhecimento geográfico, desde o campo físico até o campo humano, permitindo seu acesso de maneira clara e descomplicada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.