Antártica ou Antártida?

Ambos os termos são bem difundidos, mas afinal, qual é o certo?

Esta dúvida sempre aparece na cabeça das pessoas na hora de referir-se ao nosso continente gelado, o certo seria Antártica ou Antártida?

Primeiramente, vamos deixar claro o conceito da palavra, Antártico seria o oposto do ártico (Anti – Ártico), uma palavra vinda do grego usada para denominar este continente, então, o correto seria usar a denominação Antártica, sendo que Antártida está incorreto, certo? Errado.

A denominação Antártida também está correta pela língua portuguesa, apesar dos muitos avessos a palavra, já que ela foge totalmente do termo citado acima (Anti-Ártico), sendo que não há explicação do surgimento deste “D” na grafia de Portugal.

Então concluímos que tanto faz você usar “Antártica” ou “Antártida”, ambas estão corretas e são aceitas no nosso idioma, a exceção seria na locução “Continente Antártido“, que, obviamente, está errada, neste caso devemos usar exclusivamente “Continente Antártico”.

Share

Meu nome é Fernando Soares de Jesus, natural de Imbituba/SC, geógrafo pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestrando na área de Desenvolvimento Regional e Urbano na mesma instituição. Criei este blog ainda no Ensino Médio, em meados de 2013, com o objetivo de compartilhar e democratizar o conhecimento geográfico, desde o campo físico até o campo humano, permitindo seu acesso de maneira clara e descomplicada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.