As maiores ilhas do mundo

Nosso planeta é repleto de ilhas em todos os continentes, muitas delas são consideradas independentes, porém outras ainda são dominadas por outras nações. Algumas destacam-se por serem muito grandes, outras não passam dos meros 20 km². Veja agora as maiores ilhas do mundo e algumas curiosidades sobre o assunto.

Vamos a lista:

10º  LUGAR – ILHA ELLESMERE

Localizada no Canadá, Ellesmere tem aproximadamente 196.235 km², é considerada a terceira maior ilha do país. Ela está localizada no Ártico, tem sua maior parte coberta por gelo e a população não chega a 200 habitantes.

9º LUGAR – ILHA VICTORIA

Também pertencente ao território canadense, a Ilha Victória localiza-se ao norte no continente, tendo cerca de 217.291 km². Lembrando que a ilha em contexto é a canadense, e não tantas outras localizadas no globo que tem o mesmo nome.

8º LUGAR – GRÃ-BRETANHA

Localizada na Europa, a Grã-Bretanha é considerada a oitava maior ilha do mundo, é nela que está parte do Reino Unido, Inglaterra, País de Gales e Escócia, visto que a Irlanda do Norte divide uma ilha vizinha com a República da Irlanda. A Grã-Bretanha é separada a França pelo Canal da Mancha, os franceses ficam logo ao sul deste famoso canal, conhecido pelas suas travessias esportivas. A área é de aproximadamente 218.595 km²

7º LUGAR – HONSHU

Honshu é a principal ilha constituinte do Japão, é também nela que localizam-se as principais cidades nipônicas, como a capital Tóquio, Yokohama, Osaka, entre outras. Honshu tem 225.800 km².

6º LUGAR – SUMATRA

Sumatra é uma das ilhas que compõem o território da Indonésia. Ela tem formato diagonal que estende-se de noroeste a sudeste. A ilha fica localizada no sudeste asiático, tendo 443.066 km².

5º LUGAR – BAFFIN

A maior ilha do Canadá localiza-se quase inteiramente no Círculo Polar Ártico, e fica próxima e província de Quebec e também é coberta por gelo. Tem um território de aproximadamente 507.451 km².

4º LUGAR – MADAGASCAR

Madagascar é localizada a leste do continente africano no Oceano Índico e tem território de 587.713 km². O país tem como capital a cidade de Antananarivo e é separado pelo canal de Moçambique do país homônimo.

3º LUGAR – BORNÉU

Bornéu é território pertencente a três países, parte de Indonésia, Malásia e Brunei, no sudeste asiático. Para os indonésios, a ilha chama-se Kalimantan, tendo uma área de 748.168 km² é a terceira maior ilha do mundo.

2º LUGAR – NOVA GUINÉ

Dividida em dois continentes, parte da Ásia (Indonésia) e Oceania (Papua-Nova Guiné), a ilha é a segunda maior do mundo com seus “meros” 785.753 km², sendo banhada pelo Oceano Pacífico e talvez em parte pelo Oceano Índico, já que fica em uma espécie de transição entre os dois oceanos.

1º LUGAR – GROENLÂNDIA

Mais que o dobro do território da segunda colocada, a Groenlândia pertence ao Reino da Dinamarca e tem como capital Nuuk, é considerada por poucos estudiosos parte da Escandinávia. A grande ilha tem uma população de 57.564 pessoas em um território de 2.130.800 km². Basicamente é uma ilha pouco habitada próxima do ártico. Para se ter uma ideia do tamanho do território, o território da Dinamarca sem a Groenlândia é cerca de 50 vezes menor do que a ilha sozinha.

E A AUSTRÁLIA?

Muitos estudiosos não consideram a Austrália uma ilha por conta da sua dimensão de 7.600.000 km², totalizando quase todo o território da Oceania, é considerada uma massa continental, ou uma ilha-continente. Muitos ainda se perguntam, se é uma região cercada por água, por que não é uma ilha? A resposta é simples, pois se fosse assim todos os continentes seriam considerados ilhas, não são por conta das grandes dimensões e por outros fatores de formação geológica, assim como a Austrália.

Share

Meu nome é Fernando Soares de Jesus, natural de Imbituba/SC, geógrafo pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestrando na área de Desenvolvimento Regional e Urbano na mesma instituição. Criei este blog ainda no Ensino Médio, em meados de 2013, com o objetivo de compartilhar e democratizar o conhecimento geográfico, desde o campo físico até o campo humano, permitindo seu acesso de maneira clara e descomplicada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.