Conheça Reykjavík, a capital da Islândia

Reykjavik
Capital islandesa guarda belíssimas paisagens montanhosas e urbanas

Reykjavík é uma das cidades mais espetaculares do mundo, localizada no sudoeste da ilha nórdica da Islândia, é a capital de país mais setentrional do mundo.

A sua área de aproximadamente 275 km², tendo uma população de quase 120 mil pessoas. Tudo começou com um pequeno agrupamento de noruegueses na chamada “Baía Fumegante” (significado da palavra Reykjavík) na metade da Idade Média, até a instauração da capital do país na cidade, em meados do século XIX, por ser a maior e mais populosa da região.

O clima do lugar é frio, porém, por conta da sua localização geográfica (na verdade a Islândia é uma ilha perto do ártico e da região da Groenlândia) próxima as águas do continente da América do Norte, as temperaturas ainda conseguem variar entre -5º e 10º Celsius, bem amenas se comparadas com as de outros países, como as nações da Escandinávia, por exemplo.

As montanhas cobertas por gelo dão um contraste interessante na paisagem de Reykjavík, onde no mesmo campo de visão encontramos prédios de uma metrópole desenvolvida e moderna, também avistamos lindas montanhas geladas ao fundo, criando então uma bela perspectiva entre natureza e cidade.

Uma grande curiosidade também é o fato da capital da Islândia, por conta da sua localização geográfica quanto a inclinação do nosso planeta, ter, em diferentes momentos do ano, noites que começam as três horas da tarde e ao mesmo tempo um sol de pé a meia-noite, isto mesmo, lá os dias e noites podem durar muito mais que demoram aqui, por isso a Islândia é conhecida como o paraíso dos solitários, um lugar gelado, porém um dos mais interessantes destinos do planeta.

Share

Meu nome é Fernando Soares de Jesus, natural de Imbituba/SC, geógrafo pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestrando na área de Desenvolvimento Regional e Urbano na mesma instituição. Criei este blog ainda no Ensino Médio, em meados de 2013, com o objetivo de compartilhar e democratizar o conhecimento geográfico, desde o campo físico até o campo humano, permitindo seu acesso de maneira clara e descomplicada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.