Blocos Econômicos: União Europeia, Mercosul, Nafta, APEC, Aliança do Pacífico e ALCA

Blocos Econômicos

Os blocos econômicos são na verdade uma forma que os países arrumaram para interagir entre si economicamente em um mundo globalizado, onde nações, geralmente localizadas próximas uma das outras (apesar de não ser uma regra, como veremos adiante), interligam-se, cortando taxas alfandegárias, por exemplo, deixando a zona dos países em “livre comércio”, o que fortalece a economia de todos os integrantes.

Os blocos econômicos surgiram com base do sucesso de um único, o chamado BENELUX (Bélgica, Holanda e Luxemburgo), criado no meio do século XIX. Vamos então aos mais conhecidos:

União Europeia

O mais bem sucedido entre todos os blocos, a UE (União Europeia) foi criada com base no já comentado BENELUX, com a entrada de outros países como França, Alemanha, Dinamarca, Irlanda, Itália, Grécia, entre outros. Hoje conta com 27 países, todos usando o Euro como moeda, com exceção da Inglaterra, que usa a Libra. Ainda temos quatro outros países em negociação (Turquia, Macedônia, Croácia e Islândia).

Mercosul

O Mercosul (Mercado Comum do Sul) é integrado por cinco países, Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai (suspenso por conta de problemas internos) e Venezuela (entrando ano passado), com ele é possível uma livre circulação sem tarifa entre os membros. A sede do grupo fica em Montevidéu, Uruguai.

NAFTA

Diferente do Mercosul, a Nafta não possui um livre comércio, é constituída pelos três países da América do Norte, Canadá, Estados Unidos e México.

APEC

A APEC (Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico) é formada por países de diferentes continentes, tendo 21 países membros, são eles: Japão, Coréia do Sul, Malásia, China, Brunei, Hong Kong, Filipinas, Taiwan, Singapura, Vietnã, Tailândia e Indonésia, da Ásia, Papua Nova Guiné, Nova Zelândia e Austrália, na Oceania, Canadá, EUA e México, na América do Norte e Chile e Peru na América do Sul, além da Rússia (Europa-Ásia).

Aliança do Pacífico

A Aliança do Pacífico (Alianza del Pacifico) é formada por México, Chile, Colômbia e Peru, que tenta expor um comércio voltado a Ásia, ele conta também com poderosas nações Observadoras, como a Austrália e o Japão. Este bloco é um exemplo da interligação em regiões afastadas, já que o México é um país na América do Norte, enquanto os outros ficam na América do Sul.

ALCA

Esta nem chegou a ser estabelecida, foi uma ideia do governo americano que faria um bloco que atravessaria toda a América, competindo com a UE. Foi engavetada por conta da desconfiança dos outros países.

Existem também outros blocos menos conhecidos como SADC (Sul da África) e MCCA (América Central), Comunidade Andina (Países Andinos da América do Sul) e EurAsEC (Rússia e outros países do leste europeu e oeste asiático), porém todos com grande importância para seus membros.

Share

Meu nome é Fernando Soares de Jesus, natural de Imbituba/SC, geógrafo pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestrando na área de Desenvolvimento Regional e Urbano na mesma instituição. Criei este blog ainda no Ensino Médio, em meados de 2013, com o objetivo de compartilhar e democratizar o conhecimento geográfico, desde o campo físico até o campo humano, permitindo seu acesso de maneira clara e descomplicada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.