Deserto do Atacama, o deserto mais seco do mundo

O Atacama guarda diversas belezas que atraem milhares de turistas o ano todo.

O Deserto do Atacama está localizado no norte do Chile, abrangendo áreas também do Peru, tendo cerca de 200 quilômetros de extensão, caracterizando-se como o deserto mais seco e elevado do planeta. Ambas as condições estão completamente ligadas, já que a aridez provocada pela falta de chuvas do Atacama se dá por conta da sua altitude, impedindo que as nuvens carregadas cheguem a região. Outro culpado poderia ser a Cordilheira dos Andes, que transforma-se em uma barreira para os ventos úmidos do oceano até o deserto.

Mano del Desierto, escultura de Mario Irarrázabal. De Marcos Escalier de Antofagasta, Chile. – Flickr, CC BY-SA 2.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=513805

Como qualquer outro deserto, o Atacama tem altas temperaturas ao dia e frio intenso durante a noite, tudo isso provocado pela pouca de vegetação, basicamente rasteira, sendo assim impossível segurar as altas temperaturas diurnas. O recorde registrado em aridez no deserto foi de 1.400 dias seguidos sem chuva.

Igreja de São Pedro do Atacama. Por Fabolu – de.wikipedia uploaded by Fabolu, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=748683

O Atacama é uma região riquíssima em cobre, tornando os chilenos em um dos maiores exportadores no mundo. Existe também a vila de São Pedro do Atacama, o lugar tem em média 3.000 habitantes e é o maior lugar pela região, tornando-se o local de encontro dos aventureiros que desejam apreciar os belos espetáculos do deserto.

Meu nome é Fernando Soares de Jesus, natural de Imbituba/SC, geógrafo pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestrando na área de Desenvolvimento Regional e Urbano na mesma instituição. Criei este blog ainda no Ensino Médio, em meados de 2013, com o objetivo de compartilhar e democratizar o conhecimento geográfico, desde o campo físico até o campo humano, permitindo seu acesso de maneira clara e descomplicada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.