Geografia da Colômbia – Relevo, Hidrografia, Clima e Características Gerais

A Colômbia é um país localizado na América do Sul, o único do continente a ser banhado por dois oceanos, o atlântico, na costa norte, e o pacífico, na costa oeste. Faz divisa com o Brasil a sudeste, a noroeste com o Colômbia e ao sul com Peru e Equador.

Características gerais

Bandeira

Capital: Bogotá;
Área: 1.138.914 km²;
Moeda: Peso Colombiano;
População: 45.925.397 de habitantes;
PIB: 328 bilhões de Dólares;
Idioma: Espanhol;
Principais Cidades: Bogotá, Medellín, Cali, Barranquilha e Cartagena.

Clima

Por conta de sua localização geográfica, a Colômbia tem o clima basicamente tropical. Porém, a altitude um pouco mais elevada no centro do país faz com as temperaturas diminuírem, apresentando o clima de montanha ou subtropical.

Relevo

Como já citado, a Colômbia apresenta elevações (planaltos) no centro de seu território. Também está presente a Cordilheira dos Andes, próximo a costa oeste, estendendo-se de norte a sul. No leste do país encontram-se também planícies. O pico mais alto é o monte Cristóvão Colombo, com mais de 5.750 metros de altura.

Hidrografia

Basicamente, o rio Magdalena é o mais importante da Colômbia, nascendo próximo aos Andes e desaguando-se no atlântico. Poucos rios tem seu delta no pacífico, geralmente sendo de pequeno porte.

Share

Meu nome é Fernando Soares de Jesus, natural de Imbituba/SC, geógrafo pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestrando na área de Desenvolvimento Regional e Urbano na mesma instituição. Criei este blog ainda no Ensino Médio, em meados de 2013, com o objetivo de compartilhar e democratizar o conhecimento geográfico, desde o campo físico até o campo humano, permitindo seu acesso de maneira clara e descomplicada.

One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.