Maritimidade e Continentalidade

Maritimidade e Continentalidade são termos muito comuns na geografia e tem muito a ver com a temperatura em regiões litorâneas e nos centros dos continentes.

Para explicar melhor, vamos imaginar hipoteticamente duas cidades, o município A, localizado próximo do mar e o município B, localizado no centro do continente. O oceano, durante o dia, vai reter boa parte do calor da cidade A, deixando o clima mais ameno e, durante a noite, o calor absorvido pelo mar será liberado aos poucos, não deixando a temperatura cair tanto. Podemos concluir então que a cidade A sofreu o fenômeno da maritimidade, em que o clima não varia tanto entre o dia e a noite, tudo isso por conta da retenção do calor pelo oceano.

No caso da cidade B, acontece o contrário, já que o solo necessita de bem menos calor para elevar sua temperatura, expelindo-o com muito mais velocidade, sendo assim, o continente não consegue absorver as altas temperaturas de dia por muito tempo, deixando os termômetros subirem. Durante a noite, sem a liberação de energia pela irradiação, as temperaturas tendem a ficar baixas, acontecendo uma grande variação entre as temperaturas do dia e da noite.

Tudo isso ocorre porque o calor específico da água é muito maior, sendo assim, o oceano precisa de muito mais energia para aquecer-se, demorando mais para liberar o calor, diferente do continente, que aquece mais rápido, logo liberando energia de forma mais veloz.

Share

Meu nome é Fernando Soares de Jesus, natural de Imbituba/SC, geógrafo pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestrando na área de Desenvolvimento Regional e Urbano na mesma instituição. Criei este blog ainda no Ensino Médio, em meados de 2013, com o objetivo de compartilhar e democratizar o conhecimento geográfico, desde o campo físico até o campo humano, permitindo seu acesso de maneira clara e descomplicada.

One Ping

  1. Pingback: Fatores que influenciam o Clima - Geografia Opinativa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.