Países do Norte e Países do Sul

Sabemos que geograficamente o planeta é dividido em hemisfério sul, abaixo da Linha do Equador, e hemisfério norte, acima da mesma. Porém, em um mundo economicamente dinamizado e contrastante, houve uma “necessidade” de uma nova classificação entre os países desenvolvidos e subdesenvolvidos ou em desenvolvimento, principalmente quando a antiga concepção de países de primeiro, segundo e terceiro mundo “caiu por terra” depois da deterioração do forte ramo das nações socialistas (que constituíam o “segundo mundo”) com a queda da União Soviética, apesar de alguns países ainda conservarem tal sentimento socialista, como Cuba.

Foi então que criou-se uma nova concepção da antiga Teoria dos Mundos, era uma divisão socioeconômica que classificava países em do norte e do sul, que destacava os países ricos ao norte de uma linha irregular e imaginária, e os mais pobres ao sul.

Esta linha não segue a Linha do Equador, Nova Zelândia e Austrália, por exemplo, apesar de estarem no hemisfério sul, são considerados países do norte. Em contra partida, a China está localizada no hemisfério norte e é considerada do sul neste tipo de classificação.

Esta linha corta a América entre a fronteira de EUA e México, o litoral norte africano (deixando Europa ao norte e África ao Sul), segue pelas divisas da parte sul da Turquia e Cazaquistão (deixando ambos ao norte), entre Mongólia/China (sul) e Rússia (norte). No extremo leste a linha sofre uma grande deformação, Japão, Coreia do Sul, Taiwan e Singapura ficando ao norte, junto com Austrália e Nova Zelândia.

Atualmente tal divisão é pouco utilizada e caiu no desuso.

Share

Meu nome é Fernando Soares de Jesus, natural de Imbituba/SC, geógrafo pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestrando na área de Desenvolvimento Regional e Urbano na mesma instituição. Criei este blog ainda no Ensino Médio, em meados de 2013, com o objetivo de compartilhar e democratizar o conhecimento geográfico, desde o campo físico até o campo humano, permitindo seu acesso de maneira clara e descomplicada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.