Regiões Geoeconômicas do Brasil

É muito costumeiro nos depararmos com a divisão do Brasil em regiões norte, sul, centro-oeste, sudeste e nordeste, esta que respeita os limites estaduais, porém, também existe uma outra divisão não-oficial e pouco conhecida, é a regionalização geoeconômica, que leva em conta aspectos naturais e socioeconômicos.

Neste método, o Brasil seria dividido em três regiões: Amazônia, Centro-Sul e Nordeste. Vale lembrar que tal divisão não utiliza-se das divisas estaduais, um exemplo disto é o fato do norte do estado de Minas Gerais estar compreendido no Nordeste, enquanto o restante no Centro-Sul. O extremo sul de Tocantis e Mato Grosso também passaria por algo parecido, ficando na parte Centro-Sul desta regionalização, já o restante de ambos os estados, na parte amazônica. A metade oeste do Maranhão também faria parte da Amazônia, em quando a parte leste no Nordeste.

AMAZÔNIA

Compreendendo 60% do território brasileiro, a região geoeconômica amazônica corresponde a toda região norte e porções nos estados de MT e MA. Pouco povoada, as principais atividades econômicas da região giram em torno do setor primário, como a agropecuária e o extrativismo. O setor industrial tem força na Zona Franca de Manaus, polo de fabricação de boa parte de eletrônicos nacionais.

CENTRO-SUL

A região sul e sudeste (exceto norte de MG), Goiás, Mato Grosso do Sul e parte dos estados do Mato Grosso e Tocantins fazem parte desta região, que é a mais lucrativa e “rica” do país, onde estão concentradas várias das maiores metrópoles brasileiras, como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Porto Alegre. É também onde concentra-se a maior parte da população do Brasil.

A parte econômica é bem diversificada, onde estão presentes agricultura mecanizada, indústria e um forte setor de serviços.

NORDESTE

É composta por todos os estados da região nordeste (exceto o oeste maranhense) e o norte de Minas Gerais. Em geral, é contrastante com a presença de grande cidades como Salvador e Recife, e, ao mesmo tempo, regiões pobres com fortes problemas, como a seca. Foi nesta região que houve o início do povoamento do país e, com isto, é historicamente mais antiga.

Share

Meu nome é Fernando Soares de Jesus, natural de Imbituba/SC, geógrafo pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestrando na área de Desenvolvimento Regional e Urbano na mesma instituição. Criei este blog ainda no Ensino Médio, em meados de 2013, com o objetivo de compartilhar e democratizar o conhecimento geográfico, desde o campo físico até o campo humano, permitindo seu acesso de maneira clara e descomplicada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.