Resumo: O que é globalização?

A Globalização é um tema muito recorrente não só na geografia, mas também na economia e política. Na verdade, podemos resumir o termo como uma forma que os países arrumaram de interligar-se em um mundo capitalista, formando as chamadas aldeias globais, que tinham por objetivo tal união.

Um dos resultados desta ligação entre nações do mundo todo é o aumento da praticidade social e econômica, por exemplo, se você olhar a sua volta, verá, por exemplo, que tem um carro alemão, uma TV americana, um Smartphone japonês, enfim, marcas do mundo todo, isso pode ser considerado um reflexo da globalização.

Até mesmo as empresas beneficiam-se com isso, pois é comum tal indústria retirar matéria-prima de uma nação, fabricar em outro, até mesmo com tentativas de barateamento de custo e vender em vários outros, resumindo, teremos uma grande interligação entre países e, com isso, uma maior praticidade e, mais importante, mais competitividade.

A globalização em si também tem muito haver com a evolução das novas tecnologias, um forte exemplo é a internet. Vamos supor que algo de importante aconteça no outro lado do mundo, rapidamente em vários lugares do planeta, por meio das mídias, ficarão sabendo quase instantaneamente. Antigamente isto não era comum, já que grandes revoluções aconteciam e, mesmo depois de muito tempo, em alguns lugares distantes (até mesmo em grandes centros) não recebiam tal informação com tanta velocidade que hoje.

Porém, assim como qualquer processo, a globalização também traz desvantagens, a principal delas pode ser a grande concentração do poder e da renda, principalmente quando levamos em conta que, geralmente, as empresas lucram muito sobre a matéria prima, a retirando-o com um valor muito baixo e vendendo o produto já industrializado a preços muito maiores. Outra desvantagem é o desemprego, porque na competitividade, tentativa de conquistar mercado e baratear os preços, há necessidade de cortes nos empregos e salários, tornando-se algo grave em grande escala.

Share

Meu nome é Fernando Soares de Jesus, natural de Imbituba/SC, geógrafo pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestrando na área de Desenvolvimento Regional e Urbano na mesma instituição. Criei este blog ainda no Ensino Médio, em meados de 2013, com o objetivo de compartilhar e democratizar o conhecimento geográfico, desde o campo físico até o campo humano, permitindo seu acesso de maneira clara e descomplicada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.