Chuva Ácida: um dos principais problemas ambientais da atualidade

A Chuva Ácida é um dos maiores problemas ambientais das grandes metrópoles atuais. Apesar de levar o nome de “chuva”, a acidez pode vir acompanhada de névoa ou qualquer outra precipitação atmosférica.

É provocada pela liberação de gases nas chaminés das indústrias, escapamentos de carros, etc. Tais gases sobem até a atmosfera, onde entram em contato com as precipitações de chuva comuns. Quando as nuvens despejam a água em forma de gotas de chuva na Terra, elas vem acompanhadas dos gases que concentram grande acidez, daí formando a “Chuva Ácida”.

Elas podem causar inúmeros riscos para a saúde humana, por conta das partículas ácidas no ar, além de provocar a deterioração de estátuas, bancos de praça, prejuízos na agricultura e destruição de florestas.

Meu nome é Fernando Soares de Jesus, natural de Imbituba/SC, geógrafo pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestrando na área de Desenvolvimento Regional e Urbano na mesma instituição. Criei este blog ainda no Ensino Médio, em meados de 2013, com o objetivo de compartilhar e democratizar o conhecimento geográfico, desde o campo físico até o campo humano, permitindo seu acesso de maneira clara e descomplicada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.