Cumbre de Vieja, uma ameaça no meio do Atlântico

Cumbre de Vieja é um vulcão, localizado na ilha de La Pampa, nas Canárias, que preocupa muito geólogos de todo o mundo.

Tal preocupação é baseada em que, caso o vulcão entre em erupção, pode levantar uma quantidade altíssima de água, que, atravessando o oceano, pode arrasar boa parte dos litorais voltados ao Oceano Atlântico, como a costa leste estadunidense, o Caribe e o Brasil, principalmente o nordeste do nosso país.

O deslocamento de água aconteceria porque a atividade vulcânica em cima de uma grande falha geológica, uma dorsal oceânica que vai desde as Ilhas Canárias até a Islândia, faria parte de La Pampa ser empurrada para baixo, jogando um grande nível de água, causando um mega tsunami, que poderia chegar a 30 metros de altura.

Ainda não sabe-se quando isto vai acontecer. Em 1775, a cidade Lisboa, em Portugal, foi destruída por um terremoto causado pelo mesmo vulcão.

Meu nome é Fernando Soares de Jesus, natural de Imbituba/SC, geógrafo pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestrando na área de Desenvolvimento Regional e Urbano na mesma instituição. Criei este blog ainda no Ensino Médio, em meados de 2013, com o objetivo de compartilhar e democratizar o conhecimento geográfico, desde o campo físico até o campo humano, permitindo seu acesso de maneira clara e descomplicada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.