Diferença entre mar aberto, interior e fechado

Mares são, na geografia, extensões dos oceanos dentro (ou quase) dos continentes. O que diferencia um mar de um oceano é, além da posição geográfica, a dimensão e a profundidade.

Temos ao todo três tipos: os mares abertos, interiores e fechados.

Mar aberto

Um mar aberto é totalmente ligado ao oceano, circundado por apenas uma parte de terra. O Mar do Norte, localizado na porção setentrional do continente europeu, é um exemplo. Pode ser citado também o Mar da China, que é apenas uma extensão do Oceano Pacífico, sendo coberto por apenas uma parte ao litoral chinês.

Mar interior

Um mar interior tem uma ligação bem menor com o oceano, geralmente ligado por um pequeno estreito. O principal representante deste tipo é o Mar Mediterrâneo, localizado entre África e Europa, é ligado ao Atlântico pelo estreito de Gibraltar. Outro muito conhecido é o Mar Negro, neste caso, o estreito do Bósforo (Turquia) liga-o ao Mediterrâneo.

Mar fechado

Um mar fechado é totalmente cercado por uma porção de terra, sem qualquer ligação com as águas de outros oceanos ou mares. O Mar Morto, Aral e o Cáspio são alguns exemplos.

Share

Meu nome é Fernando Soares de Jesus, natural de Imbituba/SC, geógrafo pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestrando na área de Desenvolvimento Regional e Urbano na mesma instituição. Criei este blog ainda no Ensino Médio, em meados de 2013, com o objetivo de compartilhar e democratizar o conhecimento geográfico, desde o campo físico até o campo humano, permitindo seu acesso de maneira clara e descomplicada.

2 Comments

  1. Anna Tatto Reply

    Amei Parabéns!! Não entendi o que estava no livro e quando li aqui vi que era simples,não só esse post mais outros também me ajudaram muito!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.