Geografia do Equador – Relevo, Hidrografia, Clima, Vegetação e Características Gerais

O Equador (República do Equador) é um país localizado na costa oeste da América do Sul, limitado a norte pela Colômbia e ao sul e leste pelo Peru. É um dos menores países sul-americanos em extensão territorial e faz parte da chamada Comunidade Andina junto com seus vizinhos e a Bolívia. Os Galápagos também fazem parte do território equatoriano. Eles são um conjunto de ilhas no Pacífico rica em biodiversidade.

Características Gerais

Bandeira

Capital: Quito
Área: 283.561 km²
Moeda: Dólar Americano
População: 13,8 milhões de habitantes (2012)
Densidade Demográfica: 55,8 hab./km²
PIB: US$ 61,7 Bilhões
Idioma: Espanhol
IDH: 0,724

Cidades mais importantes: Guayaquil, Quito e Cuenca

Clima

Apesar de ser um país relativamente pequeno, próximo a linha do Equador, a nação apresenta um clima bastante variado dependendo da região e altitude. O clima equatorial é predominante, porém é possível identificar zonas de diferentes temperaturas.

A primeira zona estende-se da costa até baixas altitudes, onde as temperaturas costumam ser altas, acima de 24ºC. Adentrando maiores altitudes, temos uma queda exponencial nos termômetros, até chegarmos nas regiões acima de 3.000 mil metros de altura, onde o clima fica frio, com temperaturas abaixo de 18ºC. Na região leste do país, a amazônia tem um clima equatorial.

Relevo

O relevo equatoriano compreende duas ramificações da Cordilheira dos Andes que estendem-se no sentido norte-sul, uma oriental e outra ocidental. Isso faz o país ser “dividido” em três áreas de relevos distintos.

A Costa é a região mais baixa do país, com elevações sem grandes expressões e uma planície sedimentar fértil. Outra região é a serra, terras elevadas no centro no país, compreendendo a região da cordilheira ocidental e oriental, é onde localiza-se o ponto mais alto do Equador, o monte Chimborazo, com mais de 6.300 metros de altura.

Já do outro lado da cordilheira oriental, a leste, surge a região de floresta amazônica, dominada por matas, com poucos cumes elevados.

Hidrografia

A hidrografia equatoriana compreende dois sistemas divididos pelo relevo. O primeiro tem o sentido leste-oeste, tendo sua nascente na cordilheira ocidental até o Pacífico. Destacam-se aí os rios Santiago, Mataje, Esmeraldas e Chone. O outro sistema hidrográfico é o que banha a parte oeste do país, com rios que seguem a trajetória da cordilheira oriental, destacando-se o Aguarico, Coca e Napo, formando um grande sistema amazônico.

Vegetação

Por causa de fatores como clima e relevo, a vegetação equatoriana é dominada por florestas tropicais, com características de serem fechadas, com árvores altas e espessas. Há também a existência de, próximo a costa, uma vegetação um pouco mais rasteira e esparsa, com arbustos e palmeiras. Nas altitudes mais altas, também existe uma variação da floresta tropical, vista em forma de florestas densas e, se mais elevado, formações de musgos.

Share

Meu nome é Fernando Soares de Jesus, natural de Imbituba/SC, geógrafo pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestrando na área de Desenvolvimento Regional e Urbano na mesma instituição. Criei este blog ainda no Ensino Médio, em meados de 2013, com o objetivo de compartilhar e democratizar o conhecimento geográfico, desde o campo físico até o campo humano, permitindo seu acesso de maneira clara e descomplicada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.