Geografia da Bolívia – Relevo, Hidrografia, Clima e Características Gerais

A Bolívia (Estado Plurinacional da Bolívia) é um país localizado na porção centro-oeste da América do Sul. Não dispõe de costa marítima e faz divisa a norte e leste com o Brasil, com o Chile e Peru a oeste e com a Argentina e com o Paraguai ao sul. Junto com esse último, é considerada a nação mais atrasada da América do Sul. Também faz parte da Comunidade Andina de Nações.

Características Gerais

Bandeira

Capital: La Paz (Sede do Poder Executivo e Legislativo) e Sucre (Sede Oficial e do Poder Judiciário)
Área: 1.098.581 km²
Moeda: Boliviano
População: 10.426.160 habitantes (2010)
Densidade Demográfica: 8,9 hab./km²
PIB: US$ 45,5 bilhões
Idioma: Espanhol
Principais Cidades: Santa Cruz de La Sierra, El Alto, La Paz e Cochabamba

Clima

O clima boliviano varia bastante por conta da altitude. Na região de planície amazônica, o clima é equatorial úmido, com forte pluviosidade e altas temperaturas durante praticamente o ano todo. Partindo para as depressões centrais, o clima tropical domina, enquanto boa parte do leste do país (Chaco) tem clima semi-árido. O frio toma conta da região dos Andes, na parte oeste do país, onde sofre um grande alargamento, ocupando boa parte do território.

Relevo

Assim como o clima, o relevo da Bolívia também é muito variante. Entre suas principais formas, encontramos planícies no entorno nordeste a sudeste, e também no trecho amazônico. Na região oeste, encontramos os Andes Ocidentais e Orientais e, entre eles, os altiplanos, onde inclusive localiza-se o Lago Titicaca, o lago navegável mais elevado do mundo. O ponto culminante da Bolívia é o Nevado Sajama, com um pouco mais de 6.500 metros de altura.

Hidrografia

Basicamente, a Bolívia tem três importantes redes hidrográficas: Bacia do Amazonas, Central e da Prata. A primeira é compreendida ao norte, tendo como principais afluentes os rios Madre de Dios, Orthon e Abuná. Na parte central, o Lago Titicaca está em conjunto também com o rio Desaguadero e o Salar de Uyuni. No Sul, também conhecida como Bacia da Prata, temos o Rio Paraguai, Pilcomayo e Bermejo como principais.

Meu nome é Fernando Soares de Jesus, natural de Imbituba/SC, geógrafo pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestrando na área de Desenvolvimento Regional e Urbano na mesma instituição. Criei este blog ainda no Ensino Médio, em meados de 2013, com o objetivo de compartilhar e democratizar o conhecimento geográfico, desde o campo físico até o campo humano, permitindo seu acesso de maneira clara e descomplicada.

2 Comments

  1. Marina Christine Reply

    Legal gostei muito.,pois precisava saber tudo sobre a Bolívia e conseguei com um acesso prático e rápido obrigado isso me encentivou a querer saber mais sobre geografia e seus aspectos ☺

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.