As fases da lua

Por não ter luz própria, a lua depende do sol para ser iluminada. E, dependendo da sua posição em relação a grande estrela, ela é vista daqui da Terra de forma diferente.

Explicando melhor, “ver de forma diferente” nem seria a frase certa. O que acontece é que temos uma mudança na irradiação que é retida pela face da lua que fica sempre virada a nós.

A lua apresenta quatro fases mais conhecidas, além de outras intermediárias. A primeira é a lua nova, que é quando nosso satélite natural fica entre a Terra e o Sol, sendo assim, a face iluminada da lua é a que está no outro lado, e a que está apontada para nós não é vista, pois não está recebendo luz.

Em sentido anti-horário, temos a segunda fase, é o quarto crescente, que é quando ela fica de forma paralela a Terra, sendo que apenas uma parte dela é iluminada pelo sol, em forma de meio-círculo.

Após isso, temos a lua cheia, quando a lua localiza-se na parte de atrás do nosso planeta, que por conta da sua inclinação, recebe luz do sol na parte visível a nós, já que esta está voltada em direção a grande estrela.

Por último, o quarto minguante acontece quando a parte da lua que pode ser vista por nós já começa a deixar de ser iluminada, sendo que o quarto dela ainda pode ser vista.

Essa sincronização ocorre por causa do movimento de rotação da lua. Todas as fases ocorrem em cerca de 29,5 dias, que é quando termina o período de lunação para o início de outro.

Share

Meu nome é Fernando Soares de Jesus, natural de Imbituba/SC, geógrafo pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestrando na área de Desenvolvimento Regional e Urbano na mesma instituição. Criei este blog ainda no Ensino Médio, em meados de 2013, com o objetivo de compartilhar e democratizar o conhecimento geográfico, desde o campo físico até o campo humano, permitindo seu acesso de maneira clara e descomplicada.

3 Pings & Trackbacks

  1. Pingback: Marés: o que são e como se formam? - Geografia Opinativa

  2. Pingback: Saiba quais são as Fases da Lua e como influenciam a vida na Terra

  3. Pingback: De onde vem o brilho da lua? – Geografia Opinativa

One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.