Poluição Sonora

Ao contrário do que muitos pensam, poluição não é sinônimo apenas de substâncias tóxicas que são liberadas no ar e prejudicam a saúde, na verdade, até mesmo os sons exaustivos nas ruas, que vão desde barulhos de veículos até fones de ouvido, tudo isso é poluição: a chamada poluição sonora.

Este tipo de poluição está tornando-se cada vez mais comum nos grandes centros urbanos. Propagandas, buzinas de carros, entre outros, tudo isso contribui para diversos problemas causados por esse tipo de poluição moderna.

Assim como a poluição atmosférica traz muitos problemas respiratórios, grande níveis de decibéis (“nível de barulho”) também podem prejudicar e muito nossa saúde.

Entre os problemas mais conhecidos, temos a insônia, o estresse, dores de cabeça e, em casos mais graves, perda parcial ou completa da audição.

O recomendável pela Organização Mundial da Saúde é um nível de decibéis que gire em torno de 65 dB, o aceitável para o barulho não trazer prejuízos diretos a nosso organismo.

Share

Meu nome é Fernando Soares de Jesus, natural de Imbituba/SC, geógrafo pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestrando na área de Desenvolvimento Regional e Urbano na mesma instituição. Criei este blog ainda no Ensino Médio, em meados de 2013, com o objetivo de compartilhar e democratizar o conhecimento geográfico, desde o campo físico até o campo humano, permitindo seu acesso de maneira clara e descomplicada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.