Corpos Celestes

O nosso universo é composto por muitos corpos celestes derivados da mesma nuvem estelar, que teriam sido formados a bilhões de anos atrás com uma explosão de tamanho astronômico: o bing-bang.

Entre os principais tipos de corpos celestes, isto é, astros que “viajam” pelo espaço, temos os asteroides, cometas, estrelas, meteoros, satélites e planetas.

Asteroides – De tamanho reduzido, os asteroides são corpos celestes irregulares. Podem estar orbitando livremente, porém geralmente ficam nos cinturões de asteroides, ou anéis, de alguns planetas.

Cometas – Também de tamanho menor que os planetas, os cometas movimentam-se ao redor do sol em uma órbita. Suas rotas podem ser marcadas por rastros, as famosas caudas.

Estrelas – Uma estrela tem uma peculiaridade: ser um corpo celeste que apresenta luz própria. Seus tamanhos variam bastante. Um bom exemplo é o sol, a principal estrela do nosso sistema.

Meteoros – Os meteoros tem tamanhos bem reduzido. Na verdade, são astros que, ao entrarem dentro da atmosfera terrestre, se aquece a cria um fenômeno luminoso conhecido como “estrela cadente”.

Satélites – São conceituados como astros menores que giram em torno de outros maiores. A nossa lua, por exemplo, é um satélite que gira ao redor da Terra. Há planetas inclusive que tem muitas luas, como Júpiter, com 16 ao todo.

Planetas – Os planetas são astros que recebem luz de uma estrela e giram em torno dela. Um exemplo é a Terra, que recebe luz do sol e orbita em torno do mesmo. No nosso sistema solar temos 8 oficialmente planetas (do mais próximo ao mais distante do sol): Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.

Share

Meu nome é Fernando Soares de Jesus, natural de Imbituba/SC, geógrafo pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestrando na área de Desenvolvimento Regional e Urbano na mesma instituição. Criei este blog ainda no Ensino Médio, em meados de 2013, com o objetivo de compartilhar e democratizar o conhecimento geográfico, desde o campo físico até o campo humano, permitindo seu acesso de maneira clara e descomplicada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.