Economia do Canadá

O Canadá é um país localizado na América do Norte, tendo o segundo maior território do mundo. É considerado uma nação desenvolvida, tem excelente qualidade de vida e um PIB que ultrapassa as cifras de 1 trilhão de dólares, integrando inclusive o grupo conhecido como G8, que engloba as sete nações mais ricas do mundo e a Rússia.
Distribuição da economia do Canadá. Clique na imagem para ampliar

Por parte do setor primário, destaca-se o extrativismo mineral, tendo em vista que o território canadense é rico em ferro, urânio, carvão, chumbo, ouro, prata, níquel e zinco, entre outros tipos de minerais, destacando-se os dois últimos, onde o Canadá é um dos maiores produtores mundiais.

A agricultura é um pouco contida, devido as condições climáticas de boa parte do país. Porém, geralmente, elas empregam técnicas modernas e alta tecnologia. O trigo é a principal fonte de exportação do país. Em seu grande litoral, a pesca consegue também ter força, principalmente trutas e salmões. A pecuária alcança níveis expressivos em algumas províncias, principalmente do centro-oeste, como Alberta.

Outro tipo de extrativismo que é bem aproveitado pelo país é o extrativismo vegetal. A vegetação de bosques boreais (taiga, ou ainda florestas de coníferas) é bastante utilizada para a produção de papel e celulose, algo que gera campanhas de reflorestamento do governo para assim manter a matéria-prima de forma duradoura.

As principais cidades do pais, como Toronto e Montreal, concentram a maior parte do setor industrial do Canadá. Por conta da força destas áreas no setor primário, as principais industrias canadenses são: madeireiras, de papel, mineradoras, petroquímica, metalurgia, entre outras.

O Canadá também integra o NAFTA, um bloco econômico em que também participam México e EUA. Os estadunidenses são os principais parceiros comerciais do país, sendo que boa parte das exportações canadenses são destinadas aos vizinhos do sul.

Meu nome é Fernando Soares de Jesus, natural de Imbituba/SC, geógrafo pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestrando na área de Desenvolvimento Regional e Urbano na mesma instituição. Criei este blog ainda no Ensino Médio, em meados de 2013, com o objetivo de compartilhar e democratizar o conhecimento geográfico, desde o campo físico até o campo humano, permitindo seu acesso de maneira clara e descomplicada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.