Fontes de Energia

No nosso mundo atual, viver sem energia é impossível. Não teríamos luz elétrica, nossos televisores e computadores não ligariam, além de outros eletrodomésticos muito importantes como a geladeira e os fornos micro-ondas simplesmente seriam monótonos.

Porém, para toda essa energia chegar em nossos lares e finalmente ocorrer a transformação que fará tudo citado acima funcionar, precisamos de algo na natureza que seja capaz de criar isto, de produzir trabalho, ou seja, de produzir energia. Vejamos abaixo as principais fontes de energia.

Carvão Mineral

O carvão mineral é uma rocha sedimentar de formação vegetal. Foi formado há muito tempo pela petrificação de florestas pré-históricas. A transformação ocorre de maneira lenta, já que o vegetal passa por vários estágios até a transformação em carvão: turfa, hulha e antrácito.

No início inclusive acreditava-se que o carvão provinha do acúmulo de sedimentos, como o petróleo. A principal aplicação do carvão mineral é em forma de combustíveis e alcatrão (onde pode extrair-se a naftalina e o benzol, por exemplo).

Petróleo

O petróleo tem suma importância para a vida cotidiana, servindo como além de fonte de energia, também como aplicação em matéria-prima de materiais como o plástico, gás e fertilizantes.

O petróleo é uma fonte de energia esgotável, já que foi formado a muito tempo atrás pelo acumulamento de restos orgânicos de animais e plantas, aliados as condições de pressão, calor e do tempo.

Biomassa

A biomassa é proveniente da produção de energia oriunda da ação de conjuntos de organismos, como a cana-de-açucar, eucalipto e o plâncton.

Energia Solar

A energia que os raios solares tem é muito grande. Aproveitar este tipo de energia que é ao mesmo tempo duradoura e aliada ao meio ambiente seria algo vital, porém o problema está em armazenar isto e usar em favor ao nosso dia-a-dia. O uso de grandes baterias solares é algo consideravelmente caro, o que dificulta a popularização da mesma.

As marés

Apesar de ser menos conhecido, a extração de energia pela movimentação das marés é muito proveitoso. O movimento de subida e descida do mar pode movimentar uma turbina e gerar energia. Esta técnica já é empregada em outros países e tem crescido muito nos últimos anos.

Vento

A energia eólica já é muito difundida em alguns países do globo, sendo considerada uma forma de energia limpa por meio da movimentação de turbinas por meio do vento.

Energia Geotérmica

Este tipo de energia é extraída pelo calor do interior do nosso planeta. Muitas vezes é extraído de lugares com tendência a rochas vulcânicas de muito calor. El Salvados, um país da América Central, já tem boa parte da energia usada por este meio.

Além das citadas acima, temos outros tipos de energia importantes, porém é importante destacar que a forma perfeita de aliar o meio-ambiente e a vida humana é justamente achar uma forma de tirar o bom da natureza, preservando-a e respeitando-a.

Share

Meu nome é Fernando Soares de Jesus, natural de Imbituba/SC, geógrafo pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestrando na área de Desenvolvimento Regional e Urbano na mesma instituição. Criei este blog ainda no Ensino Médio, em meados de 2013, com o objetivo de compartilhar e democratizar o conhecimento geográfico, desde o campo físico até o campo humano, permitindo seu acesso de maneira clara e descomplicada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.