Ogallala: um dos maiores aquíferos do mundo

O Aquífero de Ogallala é um dos maiores e mais importantes mananciais da América. Ele cobre cerca de 450 mil quilômetros quadrados de extensão, atravessando vários estados americanos, como Dakota do Sul, Nebraska, Wyoming, Colorado, Kansas, Oklahoma, Texas e Novo México. Está localizado sob as Grande Planícies americanas.

É considerado um aquífero pouco profundo, de grande importância para a região, já que localiza-se em uma área desértica.

Porém nas últimas décadas, um problema que vem aumentando é a utilização dos recursos hídricos do aquífero para a irrigação. A técnica de aspersão, utilizada pelo cultivo de plantas ao decorrer do deserto do Colorado, retira água do subsolo, jogando-a em forma de jatos no ar, criando uma espécie de cortina úmida, o que facilita a absorvição da água pelos vegetais.

Porém, aliado as altas temperaturas do lugar, boa parte da água é desperdiçada, subindo a atmosfera e indo para outro local, já que as chuvas costumam ser escassas e o reabastecimento do aquífero quase nunca ocorre.

O aquífero Ogallala está representado em cinza. As cores mais alaranjadas e marrons
mostram os lugares que mais perdem volume de água por ano. Áreas em azul vem sendo abastecidas nos últimos anos. Por Kbh3rd – Obra do próprio, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=6062399

Iniciativas para sanar a perda de volume de água no Ogallala já foram tomadas, desde 2010 há um amplo programa para a preservação do recurso, porém a diminuição anual da quantidade de água do lugar vem diminuindo a cada ano.

O que está ocorrendo ali perto, na Cidade do México, serve como exemplo para evitar o mais rápido possível a grande perda de volume de água do Aquífero de Ogallala. A cidade está afundando, já que o manancial que abastece a cidade está ficando vazio, fazendo a terra que há por cima dele afundar, levando junto a cidade e todas as suas construções.

Share

Meu nome é Fernando Soares de Jesus, natural de Imbituba/SC, geógrafo pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestrando na área de Desenvolvimento Regional e Urbano na mesma instituição. Criei este blog ainda no Ensino Médio, em meados de 2013, com o objetivo de compartilhar e democratizar o conhecimento geográfico, desde o campo físico até o campo humano, permitindo seu acesso de maneira clara e descomplicada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.