Os planetas do sistema solar

Planetas do sistema solar em escala. Por Lsmpascal – Obra do próprio, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=18141684

Nosso sistema solar conta com 8 planetas (antes do rebaixamento de Plutão, 9) que giram em torno de uma só estrela: o Sol. São eles: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.

Mercúrio – Planeta mais próximo do Sol. Um ano em Mercúrio dura apenas 88 dias. Lá, as temperaturas ultrapassam 400 graus. O composição do planeta é rochosa, com uma aparência cinzenta e uma atmosfera rarefeita.

Vênus – O segundo mais próximo do sistema solar, Vênus tem um ano que dura 243 dias, possuindo dimensões parecidas com a da Terra. A ausência da um campo magnético, provocado pelo lento movimento de translação, faz com que a atmosfera do planeta seja extremamente violenta.

Marte – O último dos planeta telúricos, Marte, o planeta vermelho, levanta até hoje dúvidas sobre a existência de vida fora da Terra no sistema solar. Suspeita-se que Marte já tenha abrigado vida. A atmosfera marciana é rica em minério de ferro e outros minerais.


Júpiter – O maior planeta do sistema solar é rico em hidrogênio e hélio. Nele localizamos a Grande Mancha Vermelha, uma tormenta maior que a Terra que já dura séculos. Júpiter também conta com um gigantesco campo magnético e conta com um tênue sistema de anéis.

Saturno – Apenas menor que Júpiter, Saturno é logo percebido por conta de seus anéis de meteoros. O planeta conta de diversos satélites, como Titã, Jápeto e Mimas. O campo magnético também é fortíssimo, apenas de menor que o de Júpiter. A atmosfera também é parecida com o do maior planeta.

Urano – Segundo planeta mais distante do Sol, Urano tem uma aparência azulada pela incidência de hélio, hidrogênio e gás metano na atmosfera. Sua inclinação faz um dos seus polos ficar inclinado diretamente para o Sol. Urano possui um ligeiro sistema de anéis, além de 27 satélites naturais.

Netuno – Planeta gelado e mais distante do Sol, Netuno concentra grande quantidade de metano, que é responsável por sua cor azul. Os ventos no planeta são fortíssimos, sendo muito comum as tempestades circulares, como a Grande Mancha Escura. Ao total Netuno tem 14 satélites naturais.

Share

Meu nome é Fernando Soares de Jesus, natural de Imbituba/SC, geógrafo pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestrando na área de Desenvolvimento Regional e Urbano na mesma instituição. Criei este blog ainda no Ensino Médio, em meados de 2013, com o objetivo de compartilhar e democratizar o conhecimento geográfico, desde o campo físico até o campo humano, permitindo seu acesso de maneira clara e descomplicada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.