Economia da região sul

A região sul, composta pelos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, é a segunda mais rica região do Brasil, com um PIB que equivale a aproximadamente 19% do Produto Interno Bruto brasileiro, atrás apenas da região sudeste.

Os três setores da economia são bem desenvolvidos. Na agricultura, as culturas de soja, milho, trigo, maçã, cebola e tabaco são grande fontes de renda. A policultura (cultivo familiar) é muito comum. A monocultura comercial, grandes áreas de plantação, que visam principalmente o mercado externo, com destaque aos países vizinhos como Argentina e Uruguai, é desenvolvida, com técnicas modernas que facilitam a produção.

Pecuária é facilitada pela vegetação pampiana

Auxiliada pela vegetação dos pampas, a pecuária, principalmente bovina, acabou virando símbolo na região sul. No Paraná, a criação suína também é muito importante. Cerca 18% dos bovinos e 60% dos ovinos são criados nesta região do Brasil. O Rio Grande do Sul é o maior produtor de carne de gado do nosso país.

Araucária. Por User:FML – Picture taken by FML, CC BY-SA 2.5, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=541303

Por parte do extrativismo, temos destaque a extração de erva-mate e madeira das Araucárias, que abastece as industrias de papel e celulose da região. Outro destaque também para a pesca, principalmente no litoral catarinense, onde os principais produtos são o camarão, a tainha e a sardinha. A extração de carvão mineral também é bem desenvolvida no estado, principalmente na região carbonífera de Criciúma.

A indústria também se mostra um importante motor na economia sulista, com destaque a indústria alimentícia, calçadista, têxtil e automobilística. Geralmente os grandes pólos industriais ficam próximos as áreas de extração. Em Curitiba, no Paraná, temos e presença de diversas montadoras como Renault, Audi, Volkswagen e Volvo. Porto Alegre também é outro grande centro industrial, com grande desenvolvimento da indústria petroquímica.

Itaipu, a segunda maior usina
hidrelétrica do mundo. Por International Hydropower Association (IHA) – Flickr, CC BY 2.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=28436568

É na região sul, mais precisamente no oeste do Paraná, que encontramos a Binacional Itaipu, a segunda maior hidrelétrica do mundo. No setor de serviços, temos destaque ao turismo, principalmente em SC e uma boa malha de transportes, tanto ferroviária tanto rodoviária.

Meu nome é Fernando Soares de Jesus, natural de Imbituba/SC, geógrafo pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestrando na área de Desenvolvimento Regional e Urbano na mesma instituição. Criei este blog ainda no Ensino Médio, em meados de 2013, com o objetivo de compartilhar e democratizar o conhecimento geográfico, desde o campo físico até o campo humano, permitindo seu acesso de maneira clara e descomplicada.

One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.