Conceitos demográficos


Entender como funciona a população é algo muito importante no estudo da geografia e ciências derivadas. Entre os mais variados processos que são utilizados com este fim (veja Teorias Populacionais), destacamos os chamados Conceitos Demográficos, que nada mais são que números obtidos por comparação entre dados populacionais que podem vir a refletir características sociais e econômicas de um bairro, cidade, país ou até mesmo do mundo.

Vamos entender melhor quais são estes conceitos e para que são utilizados.

Taxa de natalidade

A taxa de natalidade é um índice calculado através da divisão do número de nascidos vivos dentro de um ano pela população absoluta do mesmo país ou território.


Vamos a um exemplo:

Determinado país tem uma população absoluta de 6,2 milhões de habitantes e tem uma taxa de 40 mil nascimentos anuais. Qual seria a taxa de natalidade deste país?

Já que a Taxa de Natalidade é dada por mil habitantes, temos que multiplicar este índice por 1.000:

Logo, dizemos que a taxa de natalidade é de 6,4‰, 6,4/1000 (em ambos os casos lê-se “6,4 nascimentos a cada mil habitantes”) ou ainda 0,64% (“zero vírgula sessenta e quatro por cento”).

Taxa de mortalidade

A taxa de mortalidade segue o mesmo padrão do cálculo da taxa de natalidade, só que a grandeza levada em conta na comparação é o número de óbitos dentro de um período de um ano, não o número de nascimentos.

Levando em consideração o mesmo exemplo citado acima, vamos imaginar que este país, que tem cerca de 6,2 milhões de habitantes, tem uma taxa de 25 mil óbitos anuais.

Multiplicando por 1.000:

Logo, a taxa de mortalidade neste país é de 4‰, 4/1000, ou ainda 0,4%.

Taxa de crescimento vegetativo

Esta taxa é calculada através da subtração entre o valor correspondente a taxa de natalidade e o valor correspondente a taxa de mortalidade.

Utilizando o exemplo dos dois conceitos anteriores:

Conforme visto acima, podemos dizer que a Taxa de crescimento vegetativo é de 0,24%.

A importância dela está relacionada com o comportamento do crescimento vegetativo dentro do período de tempo calculado. Se temos um número muito elevado, quer dizer que a população está crescendo de forma acentuada, se temos um número negativo, quer dizer que a população está encolhendo.

Taxa de fecundidade

A taxa de fecundidade está diretamente ligada a taxa de natalidade, porém, diferentemente desta, a taxa de fecundidade visa calcular o número médio de filhos por mulher dentro da idade de procriação (15 a 49 anos).

Veja o gráfico:

Dados: IBGE

Durante a década de 1940, o número médio de filhos por mulher (dentro da idade de procriação) era de 6,2. Isto quer dizer que era comum mães que tinham 6 ou mais filhos na época. Nos anos 2000, esta taxa caiu para 1/3 do que era a sessenta anos, ou seja, a média de filhos por mulher caiu para algo próximo a dois.

País povoado e populoso

Aprenda a diferenciar o termo Povoado e o termo Populoso. Clique aqui e veja nossa matéria especial sobre este assunto.

Devemos lembrar que outro fator importante para definir o crescimento populacional é a taxa de migração, este fator é importante em países que tem um grande fluxo migratório. Esta taxa é calculada pela subtração entre o número de imigrantes e emigrantes. Entenda mais sobre os processos migratórios, clique aqui.

Share

Meu nome é Fernando Soares de Jesus, natural de Imbituba/SC, geógrafo pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestrando na área de Desenvolvimento Regional e Urbano na mesma instituição. Criei este blog ainda no Ensino Médio, em meados de 2013, com o objetivo de compartilhar e democratizar o conhecimento geográfico, desde o campo físico até o campo humano, permitindo seu acesso de maneira clara e descomplicada.

One Ping

  1. Pingback: Fases do crescimento demográfico - Geografia Opinativa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.