Os 10 países com maior taxa de suicídio do mundo

O suicídio, ato de tirar a própria vida, é algo comum nas tradições de muitos países. Muitos povos, sendo que alguns perduram até hoje, veem o suicídio como uma forma de “libertação” aos males da vida ou até mesmo como único meio de recuperação da honra.

Em alguns países, a taxa de suicídio (número de suicídios a cada 100.000 habitantes) é bastante elevada. Ao contrário do que muitos pensam, este índice nada está relacionado com a qualidade de vida da população.

Veja abaixo a lista dos 10 países com maior taxa de suicídio do mundo:

10º ESLOVÊNIA – 21,9 homicídios por cem mil habitantes

Por Husond – Obra do próprio, GFDL, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=3621035

A Eslovênia é um país marcado por muitas crises e recessões. Já fez parte da antiga Iugoslávia, passou por tortuosos processos de independência e, recentemente, passou por um momento complicado na economia. Todos estes fatores podem explicar os altos índices de suicídios neste país europeu.

9º CHINA – 22,2 homicídios por cem mil habitantes

Por Viault – Obra do próprio, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=20498607

A imensa população e a grande concorrência no mercado de trabalho, coloca parte da população chinesa em condições deploráveis. Além disso, as condições de trabalho no país são péssimas e a liberdade de expressão é bastante restrita.

8º LETÔNIA – 22,9 homicídios por cem mil habitantes

Por Viault – Obra do próprio, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=20498607

É difícil estabelecer uma razão pela grande taxa de suicídio na Letônia. Na verdade, o passado comunista, a corrupção e a grande repressão a alguns grupos da população são algumas das causas mais lógicas.

7º JAPÃO – 23,8 homicídios por cem mil habitantes

Por tansaisuketti – Obra do próprio, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=19786929

Para a terra do sol nascente, a explicação para as altas taxas de suicídio é a tradição. Mesmo muito distante dos tempos imperiais japoneses, o suicídio não é tratado por lá como algo ruim. A perda de emprego é listado como o principal motivo para os japoneses tirarem sua própria vida.

6º HUNGRIA – 24,6 homicídios por cem mil habitantes

Por tisza_ – Indafotó, CC BY-SA 2.5 hu, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=16826065

A história da Hungria é bastante tumultuada: passou por regimes autoritários, deixou de ser uma potência mundial para tornar-se um país de força mediana do leste europeu, além das péssimas condições do país após o término da Primeira Grande Guerra. Apesar disto, a taxa de suicídio do país vem caindo nos últimos tempos, desde quando atingiu o maior índice da história: 46,1.

5º BELARUS – 25,3 homicídios por cem mil habitantes

Por Zedlik – Obra do próprio, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=7790057

As condições políticas de Belarus são péssimas. Prova disso são os constantes casos de corrupção e o governo rígido, este que segue os preceitos soviéticos. Belarus conseguiu sua independência da URSS em 1990.

4º CAZAQUISTÃO – 25,6 homicídios por cem mil habitantes

Por Peretz Partensky from San Francisco, USA – Astana, by the RiverUploaded by russavia, CC BY-SA 2.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=24569419

O Cazaquistão passa hoje por um duro regime totalitário que restringe a liberdade religiosa e tem impedido o crescimento econômico do país. A corrupção também é um dos principais fatores que eleva o país como o quarto com a maior taxa de suicídios do mundo.

3º GUIANA – 26,4 homicídios por cem mil habitantes

CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=475699

Este pequeno país sul-americano tem taxas de suicídio chocantes. A faixa de idade da população que comete suicídio é de 15 a 24 anos. Entre as principais razões, a pouca visão de ascensão econômica destaca-se como motivo para explicar esta grande taxa de suicídio.

2º COREIA DO SUL – 31,2 homicídios por cem mil habitantes

Por travel oriented – Flickr, CC BY-SA 2.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=41839161

A Coreia do Sul é um exemplo de crescimento social e econômico. Mas isto não impediu que a taxa de suicídio quase dobrasse nos últimos dez anos. O grande “estirão” econômico e as mudanças que ocorreram quase de uma hora para outra na vida da população pode ter feito esta taxa nada agradável crescer tanto.

1º LITUÂNIA – 34,1 homicídios por cem mil habitantes

Por Julius – Canon EOS 350D/Digital Rebel, CC BY-SA 2.5, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=1966611

Mais um país que fez parte da União Soviética e hoje tenta adaptar-se ao mundo capitalista. A Lituânia é hoje o país como a maior taxa de suicídio do mundo. O governo tem feito políticas para mudar esta situação, porém estas não estão surtindo efeito e pouco tem alterado no índice.

Fonte: Terrific-Top
Share

Meu nome é Fernando Soares de Jesus, natural de Imbituba/SC, geógrafo pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestrando na área de Desenvolvimento Regional e Urbano na mesma instituição. Criei este blog ainda no Ensino Médio, em meados de 2013, com o objetivo de compartilhar e democratizar o conhecimento geográfico, desde o campo físico até o campo humano, permitindo seu acesso de maneira clara e descomplicada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.