Exercícios de vestibular sobre os Biomas brasileiros

Apresentamos abaixo uma lista de exercícios sobre os biomas brasileiros. Bons estudos!

1 – (UFMG) O Brasil é revestido por formações florestais diferenciadas sob vários aspectos. Considerando-se as formações florestais brasileiras, é INCORRETO afirmar que

A) as diferenças de densidade, estrutura, fisionomia e composição florística apresentadas por essas florestas são devidas à diversidade dos climas e dos solos e a mudanças ambientais no tempo geológico.

B) as florestas galerias, ou ciliares, são formações arbóreas naturais, alongadas e estreitas, circunscritas a vales ou margens de rios e típicas dos domínios de cerrados e campos.

C) as florestas subtropicais do Planalto Meridional são equivalentes ecológicos das florestas de coníferas encontradas nas latitudes extratropicais do Hemisfério Norte, nas zonas temperadas.

D) as formações florestais do Brasil Central, diferentemente das de grande parte da Amazônia, têm ritmo sazonal marcado pela alternância de estações seca e chuvosa.

2 – (UEPG-PR–2008) A respeito da diversidade de matas que a Floresta Amazônica reúne, assinale o que for CORRETO.

01. A mata de igapó aparece nas regiões de solo permanentemente inundado.

02. A mata de várzea localiza-se sobre terrenos periodicamente alagados.

04. A mata de terra firme localiza-se em pequenas extensões da Bacia Amazônica, ocupando apenas 5% da sua área total.

08. A Caatinga arbustiva densa, formada por bosques densos com árvores isoladas, ocupa a maior área da região central da Floresta Amazônica.

SOMA: ___

3 – (PUC Rio-2011) Em relação às florestas tropicais úmidas é CORRETO afirmar que:

A) se localizam nas mais altas latitudes do planeta.

B) são constituídas de baixa a média biodiversidade.

C) são os ecossistemas mais bem preservados da Terra.

D) têm uma composição de flora predominantemente latifoliada.

E) reduzem a umidade do ar através da evapotranspiração.

4 – (Unimontes-MG–2008) Observe a figura:

A figura representa

Por Otávio Nogueira – https://www.flickr.com/photos/55953988@N00/3789299095/, CC BY 2.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=35136013

A) a araucária, palmeira que ocorre na região Sul do Brasil, já em avançado estágio de degradação.

B) a Mata Atlântica, com seus buritizeiros, cujos frutos são aproveitados comercialmente na produção de doces.

C) a vegetação pantaneira, parcialmente destruída para a formação de pastagens destinadas à criação de bovinos.

D) a carnaúba, espécie típica da Mata de Cocais, que se localiza na faixa de transição entre o sertão nordestino e a floresta Amazônica.

5 – (UEM-PR–2011) No que se refere à Mata das Araucárias, formação vegetal típica do Paraná, assinale o que for correto.

01. O pinheiro, árvore símbolo do domínio das Araucárias,só se desenvolve no Paraná, não sendo encontrado em nenhum outro Estado. Altitude e características físicas do solo justificam a sua adaptação ao território paranaense.

02. Os capões de araucárias, manchas florestadas que assumem a forma circular, são originados pela
ação da gralha azul, ave da família dos corvídeos que transporta os pinhões, contribuindo com sua semeadura nas áreas campestres.

04. Na área onde ocorre a Mata das Araucárias, as condições climáticas, principalmente a amplitude
térmica anual relativamente elevada, funcionam como fatores limitantes. Por isso a biodiversidade nesse ecossistema é menor do que nas florestas tropicais e equatoriais.

08. A devastação da Mata das Araucárias teve início com a colonização alemã e italiana, ainda no século XIX. Os colonos utilizavam a madeira para construção de casas e móveis e também desmatavam pequenos trechos para a prática da policultura de alimentos.

16. Atualmente, a indústria madeireira instalada no Paraná, que dependia das Matas de Araucárias para seu suprimento de matérias-primas, alimenta-se sobretudo de florestas plantadas de pinus e eucalipto.

SOMA: ___

6 – (FGV-SP–2010) Relacione as imagens 1, 2 e 3 com os domínios morfoclimáticos.

 

A) 1 – Domínio dos Cerrados, 2 – Domínio dos Planaltos de Araucárias e 3 – Domínio Tropical Atlântico

B) 1 – Domínio da Caatinga, 2 – Domínio Roraima-Guianense e 3 – Domínio Equatorial Amazônico

C) 1 – Domínio dos Cerrados, 2 – Domínio das Coxilhas e 3 – Domínio Tropical Atlântico

D) 1 – Domínio Roraima-Guianense, 2 – Domínio Equatorial Amazônico e 3 – Domínio dos Planaltos de Araucárias

E) 1 – Domínio da Caatinga, 2 – Domínio dos Planaltos de Araucárias e 3 – Domínio dos Cerrados

7 – (ENEM 2015) 

No mapa estão representados os biomas brasileiros que, em função de suas características físicas e do modo de ocupação do território, apresentam problemas ambientais distintos. Nesse sentido, o problema ambiental destacado no mapa indica

A) Desertificação das áreas afetadas

B) Poluição dos rios temporários

C) Queimadas dos remanescentes vegetais

D) Desmatamento das matas ciliares

E) Contaminação das águas subterrâneas

8 – (UFGD/MS) A paisagem brasileira está dividida em domínios morfoclimáticos. Considerando os elementos clima, relevo, solo, vegetação e hidrografia, identifique as características do cerrado.

a) Clima subtropical, planalto, solo terra roxa em rochas arenito-basálticas, floresta aciculifoliada, drenada pela bacia do Paraná.

b) Clima equatorial quente e úmido, solo pobre, floresta úmida densa diversificada, drenada pela bacia Amazônica.

c) Clima subtropical, pampa, terras baixas com coxilhas, solos férteis, vegetação herbácea, planalto meridional brasileiro.

d) Clima tropical semiúmido, extensos planaltos com chapadões sedimentares, solos profundos, pobres e ácidos, vegetação arbustiva e herbácea, tropófila, matas galerias junto aos rios, sujeitas a fogo, ocorrência dos principais divisores de águas do país, predomínio no Planalto Central.

e) Clima semiárido, planaltos e chapadas com depressões, solo raso e pobre em matéria orgânica, vegetação arbustiva com cactáceas ou xerófitas, sertão nordestino, bacia do São Francisco.

9 – (UEAP–2010) Os domínios morfoclimáticos brasileiros são conjuntos espaciais de grandes dimensões que apresentam características interativas próprias de relevo, solos, condições climáticas, vegetação e recursos hídricos. Com esse enfoque, analise os itens abaixo e, a seguir, assinale a alternativa CORRETA.

I. O domínio amazônico representa extensas áreas florestais contínuas e importante reserva de biodiversidade do mundo.

II. O domínio do Cerrado, caracterizado por Savana tropical, predomina nos planaltos e chapadões do Brasil Central, ocorrendo também em pequenas áreas isoladas no domínio Amazônico.

III. Entre os domínios morfoclimáticos ocorrem extensas faixas de transição denominadas de mares de morros.

IV. O domínio da Caatinga ocorre no semiárido nordestino e tem sido comumente descrito como pobre em espécies.

A) Apenas I e II estão corretos.

B) Apenas I, II e III estão corretos.

C) Apenas I, II e IV estão corretos.

D) Apenas I, III e IV estão corretos.

E) Todos os itens estão corretos.

10 – (UFPR–2011) O território brasileiro possui diversos biomas, entre os quais destacam-se a Floresta Amazônica, o Cerrado e a Mata Atlântica. Sobre esses biomas, é CORRETO afirmar:

A) O Cerrado, que se localiza na região central do Brasil, tem como característica formar-se em solos pobres e arenosos e, em consequência, é pouco ameaçado pela expansão agrícola.

B) A Flores ta Amazônica , formação localizada notadamente no Norte do Brasil, tende a desaparecer nas próximas décadas, haja vista que o desmatamento e as queimadas têm seus índices elevados ano a ano, evidenciando a ausência de políticas públicas voltadas à conservação daquela floresta.

C) A Mata Atlântica, formação que se estendia desde o litoral nordestino ao Rio Grande Sul, onde se localiza boa parte dos maiores centros brasileiros, foi o bioma mais desmatado do país, motivo pelo qual seus remanescentes foram transformados em unidades de conservação, o que lhe garante a maior extensão em áreas preservadas do Brasil.

D) Uma característica comum entre esses três biomas é que todos apresentam elevada biodiversidade e presença de espécies endêmicas, evidenciando que todos precisam ser igualmente preservados.

E) No Norte do Brasil, a urbanização excessiva das cidades tem como consequência o desmatamento e as queimadas, comprometendo a conservação da floresta, fato que frequentemente ganha grande
dimensão na imprensa.

11 – (UNESP–2008) Constitui um bioma brasileiro que se estendia originalmente por uma área de dois milhões de km², hoje restam apenas 20% desse total. Este bioma apresenta solo deficiente em nutrientes e rico em ferro e alumínio, abriga plantas de aparência seca, entre arbustos esparsos e gramíneas e um tipo mais denso de vegetação, de formação florestal. Estima-se que 10 mil espécies de vegetais, 837 de aves e 161 de mamíferos vivam ali. Essa riqueza biológica, porém, é seriamente afetada pela caça e pelo comércio ilegal. Este bioma é o sistema ambiental brasileiro que mais sofreu alteração com a ocupação humana.

Disponível em: <www.portalbrasil.net>. Acesso em: 29 abr. 2008 (Adaptação).

O bioma brasileiro a que o texto faz referência é:

A) Campos

B) Floresta Latifoliada

C) Caatinga

D) Cerrado

E) Floresta Equatorial

12 – (UFPR–2006) De acordo com o IBGE (2005), o bioma é “um conjunto de vida (vegetal e animal) constituído pelo agrupamento de tipos de vegetação contíguos e identificáveis em escala regional, com condições geoclimáticas similares e história compartilhada de
mudanças, o que resulta em uma diversidade própria”. Considerando essa definição, identifique os distintos biomas brasileiros, numerando a coluna das características de acordo com a coluna das regiões:

1. Cobre cerca de 2 milhões de km2 do território nacional, incluindo os Campos Rupestres; é constituído por diversos tipos de vegetação savânica que diferem entre si pela abundância relativa de espécies rasteiras e espécies de árvores e arbustos, abrangendo desde formas campestres (Campo Limpo) até formas florestais.

2. Originalmente cobria uma área de mais de 1 milhão de km2. É um dos mais importantes repositórios de diversidade biológica do país e do planeta. É também o bioma mais ameaçado, com menos de 9% de área remanescente, sendo que 80% dessa área estão em propriedade privada. As Unidades de Conservação correspondem a 2% da área remanescente. O desmatamento é consequência principalmente de atividades agrícolas, de reflorestamento homogêneo (Pinus e Eucalipto) e da urbanização.

3. Um dos mais valiosos patrimônios naturais do Brasil e a maior e mais significativa área úmida do planeta, cobre cerca de 140 mil km2 em território brasileiro.

4. É o bioma brasileiro com maior porcentagem de área em Unidades de Conservação (10%). Cerca de 15% da área total foi removida devido à construção de rodovias que abriram caminho para
atividades mineradoras, colonização, avanço da fronteira agrícola e exploração madeireira.

5. Caracteriza-se como Savana Estépica, com chuvas irregulares e solos férteis, que contêm boa quantidade de minerais básicos para as plantas. Compreende um ecossistema único que apresenta grande variedade de paisagens, relativa riqueza biológica e endemismo.

( ) Cerrado

( ) Amazônia

( ) Mata Atlântica

( ) Pantanal

( ) Caatinga

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA da coluna das regiões, de cima para baixo.

A) 1, 4, 2, 3, 5

B) 4, 1, 2, 5, 3

C) 5, 4, 1, 3, 2

D) 1, 4, 3, 2, 5

E) 3, 5, 2, 4, 1

Gabarito:

1 – C
2 – 01 + 02 = 03
3 – D
4 – D
5 – 02+04+08+16 = 30
6 – A
7 – A
8 – D
9 – C
10 – D
11 – D
12 – A

Share

Meu nome é Fernando Soares de Jesus, natural de Imbituba/SC, geógrafo pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestrando na área de Desenvolvimento Regional e Urbano na mesma instituição. Criei este blog ainda no Ensino Médio, em meados de 2013, com o objetivo de compartilhar e democratizar o conhecimento geográfico, desde o campo físico até o campo humano, permitindo seu acesso de maneira clara e descomplicada.

One Ping

  1. Pingback: Correção comentada Enem 2015 - Geografia - Geografia Opinativa

One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.