Tipos de nuvens

As nuvens são importantes ferramentas de observação meteorológica. Através da análise de sua forma e configuração, é possível estabelecer conclusões sobre o clima de uma determinada região.
Ilustração mostrando cada tipo de nuvem. Por Valentin de Bruyn / Coton – Obra do próprio, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=17899555

As nuvens são formadas por minúsculas gotículas de água ou pequenos cristais de gelo que se agregam na atmosfera, formando uma massa esbranquiçada que pode assumir diferentes características. Por meio de estudos, conseguiu-se, conforme sua forma e sua altitude, classificar tais fenômenos meteorológicos em diferentes tipos, que serão discutidos a seguir.

Nomenclatura

O nome dado a cada tipo de nuvem relaciona-se com algumas de suas características. Veja:

Nuvens localizadas em grandes altitudes – prefixo cirro. Ex: Cirrocumulus, Cirrostratus e Cirrus

Nuvens localizadas em médias altitudes – prefiro alto. Ex: Altostratus e Altocumulus.

Nuvens com grande proporção verticalcumulo. Ex: Altocumulus

Nuvens com grande proporção horizontalstratus. Ex: Nimbostratus



* Nuvens que trazem consigo a possibilidade de ocorrência de precipitações recebem o prefiro numbus.

Nuvens de grandes altitudes (nuvens altas)

Cirrus (Ci)

CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=121109

São nuvens de característica rala, fibrosa e sedosa, formadas por minúsculos cristais de gelo. Geralmente se formam nas altas regiões da troposfera, a cerca de oito mil metros de altitude, e sua posição pode indicar a direção do vento. É associada a um bom tempo.

Cirrocumulus (Cc)

By King of Hearts – Own work, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=10903373

São nuvens um pouco mais espessas que as do tipo cirrus, formadas por uma sequência de ondulações que se espalham pelo horizonte. Cobrem grande parte do céu.

Cirrostratus (Cs)

CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=246913

Tênues, lisas e esparsas, as nuvens do tipo cirrostratus assemelham-se a véus encobrindo grandes proporções do céu e diminuindo sua visibilidade. Geralmente apresentam-se como sinais de precipitação.

Nuvens de médias altitudes (nuvens médias)

Altocumulus (Ac)

By Bidgee – Own work, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=6204153

Nuvens formadas por uma sequência de agrupamentos de pequenas gotículas de água. São parecidas com as nuvens do tipo cirrocumulus, mas diferem-se delas por conta de sua variação de cor: normalmente uma das suas extremidades apresenta cor mais escura ou acinzentada.

Altostratus (As)

CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=243704

São nuvens parecidas com as do tipo cirrostratus, já que, quando ocorrem, tem sua aparência semelhante a um lençol azulado ou acinzentado que cobre quase o céu inteiro, permitindo, porém, uma transparência. A principal diferença é que as nuvens altostratus, além de serem mais baixas, são mais espessas. Desta forma, não há a criação de halos (círculos de luz formados em torno do sol) e não é possível a observação de sombras na Terra. É formada por partículas de água e cristais de gelo.

Nimbostratus (Ns)

CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=74402

São nuvens densas, escuras e difusas. Geralmente seu aparecimento está associado a chuvas de baixa ou média escala. Não é possível ver o sol através delas.

Nuvens de pequenas altitudes (nuvens baixas)

Stratocumulus (Sc)

CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=101273

Geralmente aparecendo como uma sequência de agrupamentos, as nuvens desse tipo podem variar de tons claros até tons mais escuros ou acinzentados. São muito grandes em dimensão e raramente provocam chuvas. É possível observar o céu entre cada grupo de nuvens.

Stratus (St)

By PiccoloNamek – Own work, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=463485

Nuvens densas e uniformes, cobrem todo o céu com seu caráter acinzentado. Em alguns casos, esta nuvem pode trazer chuviscos, mas nunca precipitações em larga escala. Diferem-se das altostratus por impedirem a visualização do sol.

Cumulus (Cu)

Por MarianaMigl – Obra do próprio, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=36716201

São nuvens com aspecto claro e contornos bem definidos, configurando-se em forma de “manchas” pelo céu. Têm variados formatos e não trazem precipitações. Quando ocorre um agrupamento destas tais “manchas”, também podemos chamar a nuvem de congestus.

Cumulonimbus (Cb)

CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=244368

São as nuvens responsáveis por grandes tempestades, com ocorrência inclusive de raios e trovões. Estendem-se desde as camadas mais baixas da atmosfera até o fim da troposfera. Apresentam grande proporção e tem formato de “bigorna”. Em seu interior, ocorre grande movimentação de ar.

Share

Meu nome é Fernando Soares de Jesus, natural de Imbituba/SC, geógrafo pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestrando na área de Desenvolvimento Regional e Urbano na mesma instituição. Criei este blog ainda no Ensino Médio, em meados de 2013, com o objetivo de compartilhar e democratizar o conhecimento geográfico, desde o campo físico até o campo humano, permitindo seu acesso de maneira clara e descomplicada.

One Ping

  1. Pingback: Nuvens - Como são formadas, principais tipos e características

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.