Correção comentada Enem 2015 – Geografia

A prova utilizada para a correção foi a prova Azul. Além dos nossos comentários, classificamos cada questão em uma escala de dificuldade, de 0 a 5. Se você está se preparando para o Enem, que ocorrerá semana que vem, tente responder cada questão antes de visualizar a resposta.

Se quiser ficar por dentro de algumas dicas sobre o que fazer na prova de Ciências Humanas, já fizemos uma postagem sobre isso. Clique aqui.

Questão 01


O problema ambiental destacado concentra-se na região Nordeste, no bioma da caatinga. Para responder esta questão, o aluno deveria, além de conhecer as características de cada bioma, saber identificá-lo em uma mapa. Uma das principais exigências da prova do Enem em Geografia é justamente saber espacializar (localizar em um mapa) fenômenos de variadas escalas.

Um dos principais problemas que atualmente infligem a caatinga é a desertificação, visto que o bioma apresenta um clima seco (semiárido), com má distribuição das chuvas, e que o mau uso do solo e o desmatamento estão cada vez mais frequentes.

Resposta: A
Dificuldade: 1/5

Postagens recomendadas:

Exercícios de vestibular sobre os Biomas brasileiros

Os biomas brasileiros

Estudo dos solos (IV): Consequências do uso indevido do solo

Questão 04


Na charge, o marido insinua que sua esposa está tentando o matar servindo, no jantar e na sobremesa, frutas e verduras. Esta é uma típica questão do Enem, comum em todas as áreas do conhecimento, onde se resgata o humor através de charges e tirinhas.

Como fica evidenciado no enunciado da pergunta, a charge faz alusão a um problema no processo produtivo agrícola brasileiro. Sabendo que o uso de agrotóxicos, fertilizantes e herbicidas na agricultura, aliado à produção de produtos transgênicos, podem trazer malefícios para a saúde, e que a venda e o consumo destes produtos é maioria entre o total, nota-se que a crítica é redirecionada ao consumo indiscriminado de gêneros produzidos desta forma.

Resposta: E
Dificuldade: 1/5

Postagens recomendadas:

Revolução verde: o que foi, precedentes e consequências

Questão 07


Uma interessante questão sobre Geografia Econômica. O texto introdutório faz uma crítica à via chinesa do socialismo, onde, apesar do poder e as instituições do país estarem concentradas nas mãos do Partido Comunista Chinês, no campo econômico ocorre a existência da chamada economia de mercado. De forma simplificada, na China, a política é comunista, mas a economia é capitalista.

Neste sentido, o enunciado questiona qual característica fundamental do socialismo é inexistente dentro do modelo chinês. Note que as alternativas A e C são facilmente descartáveis, visto que o socialismo não objetiva a desestatização da economia ou a manutenção da livre concorrência. A alternativa B também pode ser eliminada, visto que uma das mais evidentes características do socialismo chinês foi a instauração do partido único (note, o país segue “politicamente” o modelo socialista).

Retornando ao texto, vemos que o autor se refere a uma polarização da sociedade chinesa. Semanticamente, polarização é uma concentração em lados oposto. Logo, o autor está defendendo que a manutenção de uma economia de mercado está criando uma diferenciação social entre os habitantes do país, formando uma classe social de ricos industrialistas e outra de pobres proletários. Assim, viola-se uma das principais características do socialismo: a extinção das classes sociais.

Resposta: E
Dificuldade: 3/5

Postagens recomendadas:

China (I) – A instauração do socialismo e as Quatro Modernizações

Questão 08


O texto se refere à crise de 2008 (crise do subprime), que iniciou dentro do mercado imobiliário americano e logo e se espalhou para todo o mundo.

Aparentemente, esta é uma questão difícil. Porém, a alternativa correta poderia ser identificada pelo simples conhecimento de um conceito básico dentro da economia política: os mercados econômicos mundiais são interligados. Uma crise econômica de grande nível em determinada região desencadeia consequências em escala global. Logo, uma crise dentro do país-centro do sistema capitalista suscitaria problemas econômicos no mundo inteiro, como foi a crise do subprime.

Resposta: C
Dificuldade: 3/5

Postagens recomendadas:

Estados Unidos (I) – Formação da influência global e industrialização

Economia dos Estados Unidos

Questão 12


Questão de Geografia Urbana. No texto, fala-se em uma desaceleração do crescimento populacional dos grandes centros urbanos brasileiros. A pergunta pede que o aluno identifique uma das causas para este processo.

O desenvolvimento de indústrias é fator de atração populacional, visto que ocorre, com sua instalação, a atração de trabalhadores e de serviços para suprir a necessidade deste novo contingente. Influenciadas por mecanismos estatais, como a diminuição de impostos e outros incentivos, as indústrias têm preferido a instalação em regiões distantes das históricas grandes concentrações industriais. Nos EUA, é o que ocorre com as empresas do chamado Sun Belt.

Resposta: E
Dificuldade: 2/5

Questão 15


O texto fala sobre um projeto que usa os métodos da cartografia social para auxiliar na identificação por povos tradicionais, como indígenas e quilombolas, de suas terras. A cartografia social auxilia no desenvolvimento da identificação por um povo de seu território e, mais que isso, pode ajudar na defesa de suas terras frente as ofensivas de outros grupos com interesses exploratórios, por exemplo.

Assim, o reconhecimento cartográfico de suas terras impulsiona a valorização de identidades coletivas. As alternativas A, B e E apresentam uma antítese dos objetivos da cartografia social, podendo serem facilmente descartadas. Já a alternativa C apresenta algo intangível para a cartografia social.

Resposta: D
Dificuldade: 1/5

Questão 21


A preocupação com a segurança de dados sempre foi algo bastante pertinente para todos os países, em especial naqueles chamados desenvolvidos. Esta preocupação se tornou ainda maior após o vazamento de casos de espionagem feitas pelo governo americano, publicadas pelo WikiLeaks, em meados de 2013. O uso de empresas americanas para o armazenamento, edição e divulgação de dados tornou-se, assim, um risco.

Resposta: E
Dificuldade: 2/5

Questão 24


Uma questão no limiar entre História e Geografia. O texto apresenta proposições sobre o engajamento de países africanos na Segunda Guerra Mundial, defendendo que suas participações não foram uma colaboração com a exploração dos países desenvolvidos sobre o continente (imperialismo), mas sim uma defesa de um mau maior.

Como sabemos, o grande adversário da Segunda Guerra foi o fascismo, seja o alemão, de Hittler, seja o italiano, de Mussolini. Assim, a “forma de hegemonia” ainda mais perigosa que poderia assolar o continente africano caso a não-vitória das nações de imperialismo típico acontecesse, seria o fascismo. Dentre seus preceitos que justificavam este perigo para as nações africanas, temos a adoção do determinismo biológico, que tinha como pressuposto a inferiorização do negro frente à “raça” ariana.

Resposta: C
Dificuldade: 2/5

Postagens recomendadas:

O imperialismo

Questão 27

Mais uma questão que relaciona análise de mapas, biomas e clima. O que é necessário se concentrar aqui é no mapa abaixo do gráfico. Nele, o Brasil aparece dividido em quatro regiões, cada uma marcada por um grau de intemperismo. A pergunta questiona qual o tipo climático da região com intemperismo de grau muito fraco, caracterizado pela cor branca.

Esta região corresponde ao bioma caatinga, localizado no interior da região Nordeste. Pela sua baixa precipitação média anual, o intemperismo é bastante reduzido. Este bioma corresponde ao tipo climático do semiárido.

Resposta: D

Dificuldade: 1/5

Postagens recomendadas:

Classificação climática brasileira

Os biomas brasileiros

Questão 29

A questão apresenta um texto de Milton Santos, que aborda a problemática do desenvolvimento das técnicas da informação. O enunciado pede duas respostas. A primeira se refere a uma consequência deste desenvolvimento para o setor produtivo. A segunda, a consequência para o mundo do trabalho.

O desenvolvimento deste tipo de técnica impulsionou a automatização dos processos fabris, isto é, do incremento de máquinas no setor industrial, como mostra a alternativa E. As vantagens locacionais, de certo modo, perderam boa parte de sua importância, como evidencia a proposição A. As alternativas B, C e D podem, pela primeira resposta, serem descartadas. Para o mundo do trabalho, o advento de máquinas nas indústrias substituiu a mão-de-obra humana, elevando o nível de desemprego. A ampliação da legislação laboral não foi consequência do desenvolvimento das técnicas da informação. Resta, portanto, a alternativa E.

Resposta: E

Dificuldade: 4/5

Questão 30

Uma questão sobre movimentos de massa (deslizamentos). A partir de um texto do professor Bigarella, onde são destacados os elementos favoráveis aos deslizamentos, a questão pede para que o aluno assinale a alternativa que traga um elemento minimizador destes fenômenos.

As alternativas A e D trazem elementos que impulsionam os movimentos de massa. A agricultura mecanizada é bastante restrita em vertentes. Dentre as alternativas que restam, uma rocha matriz resistente pode diminuir o ritmo do processo de intemperização e, de forma indireta, minimizar a frequência dos movimentos de massa. Porém, de forma direta, uma drenagem eficiente impede o acúmulo de água nas camadas superiores do manto de intemperismo.

É uma questão dúbia. Mas, por coerência, a resposta correta é a alternativa B.

Resposta: B

Dificuldade: 3/5

Questão 31

Ainda na Geografia Física, uma questão sobre erosão. A imagem mostra o fundo de um rio, erodido pela ação da água. O enunciado questiona qual o processo natural responsável por este fenômeno de erosão. Pela imagem, podemos ver a formação de estruturas em formato circular. Estas estruturas são formadas pelos movimentos circulares de seixos (rochas de formato arredondado encontradas em leitos de rios) e areias (pequenos grãos), arrastadas pelo movimento das águas.

Resposta: C
Dificuldade: 5/5

Questão 32

Para resolver esta questão, o aluno deveria ter um conhecimento específico sobre as veredas. Vereda é um tipo de fotofisionomia do Cerrado onde, geralmente associada a existência de buritis, existe uma concentração de água superficial (pequenos pântanos). Em outras palavras, são sistemas represadores de água.

Resposta: E

Dificuldade: 5/5

Questão 33

A questão fala sobre a modernização do campo. O texto fala sobre um agricultor que antes tinha que fazer um esforço manual com o intuito de descobrir o nível de umidade do solo, mas que agora pode fazer o mesmo, de maneira muito mais eficaz, através de uma estação meteorológica instalada em sua propriedade. A instalação destas tecnologias no campo é incapaz de corrigir fatores naturais, como apresentado nas alternativas C e E. Desta maneira, a alternativa mais plausível é o monitoramento da produção, expandida com o incremento da tecnologia na agricultura.

Resposta: A

Dificuldade: 3/5

Postagens recomendadas:

Classificação das atividades agrícolas: agricultura itinerante, de jardinagem, plantation e agricultura moderna
Agropecuária intensiva e agropecuária extensiva

Questão 38

A produção hoje é global. As empresas operam em redes de produção que englobam o mundo todo, dependendo dos incentivos oferecidos por cada nação. A organização das empresas participantes do processo produtivo em redes e o desenvolvimento das tecnologias de informação são vitais neste processo, pois garantem a fluidez necessária para a produção demandada pelo mundo atual.

Resposta: C

Dificuldade: 4/5

Questão 45

O texto introdutório aborda a questão ambiental, mais especificamente de uma concepção política radical de intocabilidade da natureza, isto é, uma concepção que defende que a natureza não deve ser explorada sob nenhum pretexto.

Assim, este linha de pensamento defende a proibição completa e permanente da exploração de recursos naturais, seja esta exploração sustentável ou não.

Resposta: D

Dificuldade: 3/5

A prova de Geografia do Enem 2015 apresentou cerca de 16 questões (algumas conversavam com outras áreas do conhecimento, principalmente História e Sociologia, sendo difícil muitas vezes a associação direta a uma das áreas) e teve uma dificuldade razoável (média: 2,7/5).

Share

Meu nome é Fernando Soares de Jesus, natural de Imbituba/SC, geógrafo pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestrando na área de Desenvolvimento Regional e Urbano na mesma instituição. Criei este blog ainda no Ensino Médio, em meados de 2013, com o objetivo de compartilhar e democratizar o conhecimento geográfico, desde o campo físico até o campo humano, permitindo seu acesso de maneira clara e descomplicada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.