Tipos de projeções cartográficas: equivalentes, conformes, equidistantes e afiláticas

Representar a superfície de uma esfera em um plano não é uma tarefa fácil ou que possa ser feita com cem porcento de fidelidade.

Embora nosso planeta não seja uma esfera perfeita, esta máxima também é válida na elaboração de planisférios.

De uma forma ou de outra, nestas representações, distâncias, áreas ou formas acabarão sendo deformadas.

Com base nisto, classifica-se as projeções cartográficas em quatro tipos, dependendo de qual das variáveis citada seja preservada – isto é, que mantenha fidelidade com o formato real no planeta.

Esta classificação é importante pois é fundamental que o profissional envolvido na leitura de um mapa saiba qual de suas propriedades estão deformadas e quais não estão.

Projeções equivalentes

Em projeções equivalentes, a variável que é preservada é a área, enquanto formas e distâncias são deformadas.

Espanha e Camarões, por exemplo, têm ambos aproximadamente 500.000 km² de extensão territorial, estando o primeiro país em uma latitude de 40ºN e o segundo em uma latitude de 4ºN.

Em uma projeção equivalente, a área no mapa de ambos os países ainda seria aproximada, embora as distâncias entre dois pontos dentro dos países e as formas da superfície deles sejam alteradas.

Comparação das áreas em uma projeção equivalente e em uma projeção não-equivalente. Note que Espanha e Camarões têm quase o mesmo tamanho na projeção equivalente, assim como na realidade, embora tenham suas formas deformadas, enquanto que a Espanha se apresenta em área bem maior na projeção não-equivalente.

Comparação das áreas em uma projeção equivalente e em uma projeção não-equivalente. Note que Espanha e Camarões têm quase o mesmo tamanho na projeção equivalente, assim como na realidade, embora tenham suas formas deformadas, enquanto que a Espanha se apresenta em área bem maior na projeção não-equivalente.

São exemplos de projeções equivalentes as projeções de Peters, de Lambert e de Behrmann.

Projeção de Peters. By Eric Gaba (Sting - fr:Sting) - Own workData : U.S. NGDC World Coast Line (public domain), GFDL.

Projeção de Peters. By Eric Gaba (Sting – fr:Sting) – Own workData : U.S. NGDC World Coast Line (public domain), GFDL.

Projeções conformes

Projeções conformes são aquelas em que a variável preservada é a forma (ou os ângulos), enquanto que distâncias e áreas são deformadas.

Um exemplo clássico de projeção conforme é a Projeção de Mercator. Nela, os países localizados em altas latitudes apresentam uma ampliação em suas áreas.

Ao contrário, países localizados próximos a Linha do Equador têm um tamanho mais fiel à realidade.

Nestes dois casos porém, o formato da massa terrestre analisada não muda, embora seus tamanhos estejam exagerados.

Comparação dos ângulos (formas) em uma projeção conforme e em uma projeção não-conforme. Note que, na projeção conforme, os ângulos retos que marcam as divisas entre alguns estados americanos são mantidos, como na realidade, enquanto que na projeção não-conforme, isto não ocorre.

Comparação dos ângulos (formas) em uma projeção conforme e em uma projeção não-conforme. Note que, na projeção conforme, os ângulos retos que marcam as divisas entre alguns estados americanos são mantidos, como na realidade, enquanto que na projeção não-conforme, isto não ocorre.

Foi um tipo de projeção muito importante na navegação, visto que o uso da bússola dependia de um planisfério que preservasse os ângulos dos continentes e ilhas.

Projeção de Mercator. By Justin Kunimune - Own work, CC BY-SA 4.0.

Projeção de Mercator. By Justin Kunimune – Own work, CC BY-SA 4.0.

Projeções equidistantes

Em uma projeção equidistante, as distâncias lineares são preservadas para um ou dois pontos no mapa, como no caso da Two-point equidistant projection, ou ainda para meridianos e paralelos específicos.

Neste (ou nestes) ponto(s) específico(s), qualquer distância até outro ponto qualquer do mapa trará a distância real, seguidas as proporções de escala.

Projeção Equidistante Two Points. Qualquer linha traçada de Roma (Itália) ou Luoyang (China) para qualquer outro local do mapa tratá a distância real proporcionalmente à escala. By Justin Kunimune - Own work, CC BY-SA 4.0.

Projeção Equidistante Two Points. Qualquer linha traçada de Roma (Itália) ou Luoyang (China) para qualquer outro local do mapa tratá a distância real proporcionalmente à escala. By Justin Kunimune – Own work, CC BY-SA 4.0.

São projeções muito usadas na elaboração de rotas marítimas e aéreas.

Uma projeção bastante comum do tipo equidistante é a Azimutal (ou Azimutal Equidistante), centrada em um dos polos. Nestas situações, a distância será correta entre o polo e qualquer ponto no mapa.

Projeção Azimutal Equidistante. By Justin Kunimune - Own work, CC BY-SA 4.0. Note que as áreas e as formas estão completamente deformadas.

Projeção Azimutal Equidistante. By Justin Kunimune – Own work, CC BY-SA 4.0. Note que as áreas e as formas estão completamente deformadas.

Projeções afiláticas

As projeções afiláticas não respeitam nenhuma das variáveis apresentadas. Não conservam formas, áreas ou distâncias.

Muitas vezes, estes fatores são balanceados, de modo a apresentar uma projeção que, embora não apresente com fidelidade nenhuma das propriedades, busque distorcer ao mínimo todas.

São exemplos de projeções afiláticas as projeções de Robinson e a Cilíndrica de Miller.

Projeção de Robinson. By Justin Kunimune - Own work, CC BY-SA 4.0.

Projeção de Robinson. By Justin Kunimune – Own work, CC BY-SA 4.0.

Veja nosso vídeo sobre o assunto!

Meu nome é Fernando Soares de Jesus, natural de Imbituba/SC, geógrafo pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestrando na área de Desenvolvimento Regional e Urbano na mesma instituição. Criei este blog ainda no Ensino Médio, em meados de 2013, com o objetivo de compartilhar e democratizar o conhecimento geográfico, desde o campo físico até o campo humano, permitindo seu acesso de maneira clara e descomplicada.

6 Comments

  1. trabalhoprafazer Reply

    genteee
    tenho um trabalho pra dia 11 kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    n tem nd feito kkkkkkkkkk
    cada K é uma lágrima
    help
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.