Croácia – Características gerais, clima, relevo e hidrografia

Bandeira da Croácia

Bandeira da Croácia

Mapa da Croácia

Mapa da Croácia

Características Gerais

Capital: Zabreg;
Área: 56.542 km²;
Moeda: Kuna croata;
População: 4,2 milhões de habitantes (2016);
Densidade Demográfica: 81 hab./km²;
PIB: 87,3 bilhões;
Idioma: Croata.

Relevo

Cerca da metade do território croata corresponde à Planície da Panônia, se estendendo do norte ao nordeste do país, na região conhecida como Eslavônia.

A Planície da Panônia se estende por diversos países da Europa Central e foi formada a partir da seca do Mar da Panônia no Plioceno. É uma região de solo fértil.

A oeste, um braço dos Alpes Dináricos atravessa a Croácia em sentido noroeste-sudeste. É onde se localizam as maiores altitudes do país, dentre as quais a maior, o monte Dinara, que chega a 1.830 metros.

É um conjunto de montanhas de constituição calcária que segue a costa croata da região de Rijeka até mais ou menos a altura de Zadar, onde adentra mais o continente, embora continue com a mesma orientação.

Atravessando os Alpes Dináricos, encontramos o litoral croata. Este compartimento do relevo envolve a península da Istria, ao norte, onde as planícies avançam por mais de 50km ao interior do país, o centro-norte, entre Rijeka e Zadar, onde o litoral de estreita, avançando não mais que poucos quilômetros e o sul, a partir de Zadar, onde a planície litorânea volta a adquir maiores proporções.

O litoral croata é bastante recortado, envolvendo mais de 1.000 ilhas e apresentando uma peculiar orientação noroeste-sudeste.

Clima

A Croácia pode ter seu clima categorizado em dois tipos principais.

O primeiro engloba desde a região da Panônia croata até os Alpes Dináricos. São regiões onde predomina o clima continental.

A continentalidade determina uma amplitude térmica mais ou menos elevada, com verões temperados e invernos frios.

Pela classificação climática de Koppen, esta região corresponderia ao clima do tipo Dfb, caracterizado por ser um clima continental, úmido e de verão temperado.

Já o litoral croata apresenta um clima do tipo mediterrâneo, com verões quentes e secos, característico dos climas Cfa e Csa, os mesmos predominantes em quase toda Itália e no sul de Portugal e Espanha.

A atuação das massas de ar são bastante marcantes no litoral croata. No norte, os ventos bora e mistral diminuem as temperaturas no inverno e no verão, respectivamente, e deixam o clima mais seco. Já no sul, o siroco eleva as temperaturas e traz secura no verão.

Hidrografia

Os dois principais rios croatas correm em sentido noroeste-sudeste. São eles: o Sava e o Drava.

O rio Sava nasce na Eslovênia, cortando Zagreb e delimitando a fronteira entre a Croácia e a Bósnia e Herzegovina, desembocando no Rio Danúbio, já em território sérvio. Tem cerca de 940 km de extensão.

Os seus afluentes mais importantes são os rios Ljubljanica, Mirna, Krka, Kupa, Lonja, Orljava e Una.

Rio Sava. Por Kmusser CC BY-SA 2.5, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=1651337

Rio Sava. Por Kmusser CC BY-SA 2.5, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=1651337

Já o Rio Drava nasce na Itália, próximo a fronteira com a Suíça, atravessando a Planície da Panônia e delimitando boa parte da divisa entre Croácia e Hungria. Assim como o Rio Sava, deságua no Rio Danúbio, próximo a Osijek. Tem cerca de 750 km de extensão.

Rio Drava. CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=73382.

Rio Drava. CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=73382.

No sul do país, se destacam os rios Krka e Cetina, com grande potencial hidrelétrico.

Meu nome é Fernando Soares de Jesus, natural de Imbituba/SC, geógrafo pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestrando na área de Desenvolvimento Regional e Urbano na mesma instituição. Criei este blog ainda no Ensino Médio, em meados de 2013, com o objetivo de compartilhar e democratizar o conhecimento geográfico, desde o campo físico até o campo humano, permitindo seu acesso de maneira clara e descomplicada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.