A Estrutura da Terra: Crosta, manto e núcleo


O nosso planeta é dividido em três camadas principais, a primeira delas é a crosta, a mais fina de todas que encobre a superfície terrestre, é nela onde estão localizados os oceanos e continentes e em algumas situações, exitem também aberturas vulcânicas onde pode-se escorrer o magma, tanto no continente tanto no mar. A espessura varia bastante, em regiões montanhosas podem chegar a 60 km, já no fundo dos oceanos isso pode chegar a menos da metade. A crosta é dividida em vários "pedaços", são as placas tectônicas, que flutuam sobre o magma e podem se chocar, causando terremotos e erupções.


A camada intermediária é o manto, também é a que mais tem extensão entre todas, podendo alcançar até 3.000 km de profundidade. Ela divide-se em manto superior e inferior, o primeiro localiza-se logo abaixo da crosta, já o segundo fica bem mais ao fundo e atinge temperaturas superiores a 2.000ºC. É no manto inclusive que localiza-se o magma em altíssimas temperaturas que muitas vezes escapa pela superfície, além disso, é nele que, como já foi dito, flutuam as placas tectônicas. São constituídos principalmente de silício e magnésio.

A mais profunda camada da Terra é o núcleo, que fica localizado na parte central do nosso planeta e é formado basicamente de ferro e níquel. Muitos autores ainda dividem o núcleo em interno e externo, sendo que há grande possibilidade do primeiro ter uma consistência quase sólida, atingindo temperaturas inimagináveis.




Fernando Soares
Fernando Soares

Próximo
« Prev Post
Anterior
Next Post »