Coeficiente Gini, você conhece?

O Coeficiente Gini é um índice (assim como o IDH) que mede basicamente a desigualdade social entre os países do globo.

Foi criado por Corrado Gini (1884-1965) um matemático e sociólogo italiano em 1912, que propunha este tipo de classificação, que pode variar de 0 a 1, em que 0 é a baixa desigualdade social e melhor distribuição de renda e 1 é o oposto, alta desigualdade social e pior distribuição de renda.

Este número após é multiplicado por 100, criando uma porcentagem, como exemplo o Coeficiente brasileiro, que gira em torno de 51,9, sendo maior que de outros países como México (51,6), China (48) e Argentina (45,8). Para se ter uma ideia, o Gini norueguês é de 25,8 (2000), em contra partida o da África do Sul é de 67,4.

Share

Meu nome é Fernando Soares de Jesus, natural de Imbituba/SC, geógrafo pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestrando na área de Desenvolvimento Regional e Urbano na mesma instituição. Criei este blog ainda no Ensino Médio, em meados de 2013, com o objetivo de compartilhar e democratizar o conhecimento geográfico, desde o campo físico até o campo humano, permitindo seu acesso de maneira clara e descomplicada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.