Geografia do Chile - Características Gerais, Relevo, Clima e Hidrografia


O Chile é um país localizado no oeste da América do Sul, conhecido por seu território estreito com apenas 177 km de largura que segue de norte a sul. Fazendo divisa ao norte com o Peru, a leste com a Argentina e a nordeste com a Bolívia, o país é banhado somente pelo Oceano Pacífico a oeste. O Chile conta com o melhor índice de qualidade de vida da América do Sul, o IDH atualmente é de 0,819, apesar da sua alta desigualdade social.

CARACTERÍSTICAS GERAIS

Bandeira
Capital: Santiago
Área: 756.950 km²
Moeda: Peso Chileno
População: 17.248.450 hab. (2011)
Densidade Demográfica: 22 hab./km²
PIB: US$ 248,6 Bilhões
Idioma: Espanhol

As maiores cidades são Santiago, Concepcíon e Valparaíso.

CLIMA

O clima chileno é bem diverso, ao norte a secura árida do Deserto do Atacama, frio no leste nas proximidades da Cordilheira dos Andes e no sul, caracterizado pelos fiordes e ilhas. No centro o clima é mediterrânico, geralmente com verões secos e invernos úmidos.


RELEVO

No Chile, temos a presença da Cordilheira dos Andes a leste do país, atingindo altas altitudes, como é o caso do vulcão Ojos de Salado com mais de 6800 metros de altura, o maior do país. Temos alguns pontos no território de planície e algumas poucas elevações a oeste. O Chile também sofre com a intensa atividade da placa de Nazca, ocorrendo muitos terremotos em seu território.

HIDROGRAFIA

A hidrografia não é muito rica, composta por alguns rios curtos por conta de sua geografia, o único de destaque é o Loa, com 440 km, nasce na cordilheira para desembocar no Pacífico.






Fernando Soares
Fernando Soares

Próximo
« Prev Post
Anterior
Next Post »