Geografia da Bahia - Características Gerais, relevo, hidrografia, clima e vegetação


O estado da Bahia (BA) é uma das 27 unidades federativas do Brasil. A maior da região nordeste, fazendo divisa com os estados de Minas Gerais e Espírito Santo, ao sul, Goiás e Tocantins, a oeste e Piauí, Alagoas, Sergipe e Pernambuco, a norte.

A sua capital, Salvador, foi a primeira sede do governo do Brasil. A frota de Pedro Álvares Cabral, em 1500, chegou ao nosso país pelo Recôncavo Baiano, uma região do litoral do estado.

Bandeira
Indicadores:

Área - 567,2 mil km²
População - 15,04 milhões de habitantes (Estimativa 2013)
Densidade Demográfica - 26,52 hab./km² (2013)
Expectativa de Vida - 72,3 anos (aproximadamente)
Mortalidade Infantil - 32,4%
Analfabetismo - 17%
IDH - 0,660
Principais Cidades - Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista e Camaçari.

RELEVO

Apesar de ter um certo nível de variedade, o relevo baiano apresenta boa parte do seu território em planaltos. Na planície litorânea, é comum a existência de dunas, mangues e restingas. No centro do estado o planalto de chapada cria uma atração a parte, é a Chapada Diamantina. Há também existência de depressões no vale do Rio São Francisco. O ponto mais alto da Bahia é o Pico do Barbado (2.033 metros).


HIDROGRAFIA

O rio mais importante do estado é o Rio São Francisco, que nasce no estado de Minas Gerais até a divisa entre os estados de Sergipe e Alagoas. Outros rios importantes são são, entre outros, os rios Paraguaçu, de Conta e Jequitinhonha.

CLIMA

O clima da Bahia é o tropical, com temperaturas girando em torno dos 26º C, porém existem algumas variações. Na serra do Espinhaço, por exemplo, as temperaturas costumam ser mais baixas. Em contraste a isso, o Raso da Catarina, uma região extremamente árida, apresenta estiagens longas e com pouca precipitação, em um clima semiárido.

VEGETAÇÃO

A vegetação da caatinga é dominante no estado, ocupando boa parte do território. Na região oeste, o cerrado ocupa uma pequena porção, enquanto a floresta tropical úmida, esta que sofre pela extração de madeira, é encontrada a sudeste.






Fernando Soares
Fernando Soares

Próximo
« Prev Post
Anterior
Next Post »