Geografia do Japão - Relevo, Hidrografia, Clima, Vegetação e Características Gerais


O Japão é um país insular, isto é, composto por ilhas, entre as que destacam-se Honshu, Hokkaido, Kyushu e Shikoku. Localiza-se no extremo oriente do planeta, em uma parte do Oceano Pacífico, próxima a países como Coréia do Sul e Rússia.

O IDH japonês é muito elevado, sendo que é considerado o país com a 10ª maior qualidade de vida do mundo. Também conta com grandes cidades, como Tóquio, que tem a área metropolitana mais populosa do mundo, Nagoia e Yokohama.

CARACTERÍSTICAS GERAIS

Bandeira
Capital: Tóquio;
Área: 377.873 km²;
Moeda: Iene;
População: 127,43 milhões de habitantes (2007);
Densidade Demográfica: 337 hab./km²;
PIB: 5,8 trilhões;
Idioma: Japonês.

CLIMA

Por ser um país insular, o Japão sofre grande influência do mar em seu clima, é a chamada maritimidade. Em geral, as estações no país são bem definidas e o nível pluviométrico (quantidade de chuva) costuma ser elevado por causa da interferência de massas de ar úmidas.

Duas massas de ar são responsáveis pelo contraste na temperatura do Japão. A primeira é a da Sibéria, que joga os termômetros para baixo nos invernos, fazendo alguns lugares registrarem temperaturas muito baixas. A segunda é a massa de ar do pacífico norte, que trazem o calor para o país de forma drástica em boa parte das vezes.


RELEVO

O Japão é um país marcado por intensa atividade vulcânica. O relevo é composto principalmente por dobramentos modernos, característico de um país localizado em uma faixa vulnerável a terremotos e erupções: o Círculo de Fogo do Pacífico.

O país tem cerca de 65 vulcões ativos. O ponto mais alto é o Monte Fuji, com mais de 3.700 metros de altura, nas proximidades de Tóquio.

HIDROGRAFIA

A hidrografia do Japão é composta por rios de pouca extensão, devido a pequena distância entre as elevações do país e o mar. A maior parte dos rios é usado na irrigação e na produção de energia. O mais longo deles é o Shinano, com mais de 360 km de extensão.

VEGETAÇÃO

A vegetação japonesa é composta por florestas de coníferas em sua maior parte, porém também há ocorrência de bambuzais, um símbolo a parte do Japão, além das Cerejeiras, que recobrem de rosa a paisagem do país.

Comente o que achou do post abaixo!





Fernando Soares
Fernando Soares

Próximo
« Prev Post
Anterior
Next Post »