Precipitações: Os tipos de chuva


Dependendo das influências que sofrem e do terreno em que ocorrem, as chuvas adquirem características que podem distingui-las de um tipo a outro. Os principais tipos de classificações das chuvas são: convectivas, frontais e orográficas.

Chuvas Convectivas

Esquema da formação das chuvas convectivas
São as originárias da subida do ar até regiões mais altas, consequentemente mais frias. Lá ocorre o resfriamento do vapor de água que passa para o estado líquido, precipitando-se em forma de chuva. Geralmente são chuvas de menor tempo (torrenciais), pois são deslocadas pelo vento e acompanhadas de tempestades. Zonas de clima equatorial são mais suscetíveis a este tipo de precipitação.


Chuvas Frontais


Esquema da formação das chuvas frontais
São aquelas formadas pelo choque de massas de ar fria e quente. Mudanças bruscas na temperatura é a principal causa da chuva frontal. Também são chamadas de chuvas ciclônicas. 

Chuvas Orográficas


Esquema da formação das chuvas orográficas
Ocorrem por conta do choque das massas de ar com partes mais altas do relevo, como montanhas, por exemplo. O ar é deslocado para cima, é onde resfria-se e causa a chuva. São em sua maioria de longa duração.





Fernando Soares
Fernando Soares

Próximo
« Prev Post
Anterior
Next Post »