Zonas climáticas


Os raios solares não chegam a Terra em mesma intensidade. Por conta de seu formato e a inclinação em seu eixo, há lugares em nosso planeta que recebem menos calor que outros.

Por conta desta variação de temperatura, existe na Terra algumas zonas climáticas, originárias justamente da desigualdade da radiação solar dependendo da região do planeta. Em tese, quanto mais próximo dos polos, mais resfriada é a zona climática.

Ao total temos três regiões térmicas: tropical, temperada e glacial.

Zonas climáticas da Terra
A primeira localiza-se entre o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio (10º ao norte e 10º ao sul), é a faixa mais quente da Terra, atravessando inclusive a Linha do Equador. Também pode ser chamada de zona intertropical ou tórrida. A maior parte do Brasil fica localizada nesta região.


A zona temperada tem características de estações bem definidas e temperaturas na maioria das vezes amenas. Fica dividida em duas partes, uma ao norte, entre o Círculo Polar Ártico e o Trópico de Câncer, e outra ao sul, entre o Trópico de Capricórnio e o Círculo Polar Antártico. A região sul do Brasil e a parte mais austral do estado de São Paulo e Mato Grosso do Sul ficam dentro desta área.

Por último, temos as regiões mais frias, localizadas dentro do Círculo Polar Ártico e Antártico, conhecida como Zona Glacial.





Fernando Soares
Fernando Soares

Próximo
« Prev Post
Anterior
Next Post »