O cerrado


O cerrado é um dos biomas do Brasil, localizado nos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul , no Distrito Federal, norte de São Paulo, sul do Pará e do Maranhão, além do oeste da Bahia e de Minas Gerais e no estado do Tocantins.

Na verdade, o cerrado é considerado um tipo de savana, ocupa em seu território original mais de 2 milhões de quilômetros quadrados, sendo o segundo maior bioma brasileiro.

É um bioma localizado inteiramente na zona tropical, tendo uma vegetação adaptada a este tipo de clima. De modo geral, são plantas de pequeno porte, secas e com galhos retorcidos, além de apresentarem formação caducifólias, ou seja, as plantas perdem as suas folhas em períodos específicos.

De forma parecida com que ocorre nos desertos, as raízes costumam ser profundas para assim melhorar o absorvição de água do solo.

Por parte do fauna, há a presença de alguns animais como o cachorro-vinagre, lobo-guará, ariranha, antas, quati, macaco-prego, capivara, etc. Já na flora, temos como representantes o ipê amarelo, o babaçu, o jenipapo, entre outros.

Atualmente, o impacto ambiental é principalmente causado pelo avanço das práticas agrícolas, já que não faz muito tempo que o cerrado tornou-se produtivo para esta atividade, pois algumas propriedades do solo não propiciavam um bom ambiente para a agricultura. O cultivo de grãos, como a soja, é um dos principais causadores da diminuição da área total do Cerrado.
Fernando Soares
Fernando Soares

Próximo
« Prev Post
Anterior
Next Post »