Subdivisões da América do Sul: América Platina e América Andina

O continente americano pode ser subdividido em diversas maneiras, entre elas, podemos citar divisões socioeconômicas, geográficas (como América Central, do Sul e do Norte) ou até mesmo linguísticas (como é o caso da conhecida divisão América Latina/América Anglo-Saxônica).

Porém, temos que ter em vista que existem várias divisões, algumas até mesmo bem pouco difundidas. Dentro deste eixo, o próprio subcontinente sul-americano pode ter suas inúmeras divisões, dentre elas podemos citar, por exemplo, a divisão entre a América Platina e América Andina.

AMÉRICA PLATINA

Este termo é mais simples. É conhecido como América Platina o grupo de países que é banhado pelos rios Uruguai, Paraguai e Paraná. São eles: Uruguai, Paraguai e Argentina.

Estes países também costumam ter uma história com fortes ligações, que vão desde com relação a influência em cenário mundial até mesmo um passado colonial parecido.

AMÉRICA ANDINA

Nesta classificação, temos a Cordilheira dos Andes como referência. Todos os países cortados pela cordilheira fariam parte da América Andina. Levando isso em conta, podemos citar então: Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, Chile e Argentina.

Porém, esta divisão acabou por sofrer interferência de outros fatores. Assim como os países da América Platina, alguns membros da América Andina apresentavam fatores culturais, econômicos e históricos muito parecidos.

Logo, diferindo-se da divisão geográfica, politicamente Chile e Argentina deixaram de fazer parte da América Andina, por conta justamente das diferenças que ambos tinham com os demais países.

Assim, em seu termo mais difundido, apenas Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia fazem parte da América Andina.

Share

Meu nome é Fernando Soares de Jesus, natural de Imbituba/SC, geógrafo pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestrando na área de Desenvolvimento Regional e Urbano na mesma instituição. Criei este blog ainda no Ensino Médio, em meados de 2013, com o objetivo de compartilhar e democratizar o conhecimento geográfico, desde o campo físico até o campo humano, permitindo seu acesso de maneira clara e descomplicada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.