7 de junho de 2014

Os dez maiores terremotos da história

Os terremotos, ou abalos sísmicos, são movimentos na crosta terrestre causados por diversos motivos, entre eles podemos citar o movimento do magma nas camadas internas da Terra, falhas geológicas e o movimento das placas tectônicas.

Quer ser o primeiro a receber nossas atualizações? Curta nossa página no Facebook. Muito obrigado 😀

Alguns sismos ficaram famosos na história por suas forças de devastação, atingindo altos graus na escala Richter. Vejamos agora os maiores terremotos da história, que mataram milhares de pessoas e impressionaram pelas suas grandes proporções.

10º TIBETE – CHINA

Escala: 8,6
Ano: 1950
Número aproximado de mortos: 1.500
Áreas atingidas: Tibete (China) e Assam (Província indiana)

9º SUMATRA – INDONÉSIA

Escala: 8,7
Ano: 2006
Número aproximado de mortos: 1.300
Áreas atingidas: Toda a região de Sumatra, uma das ilhas que compõem o território indonésio. O terremoto ocorreu cerca de 3 meses após o famoso tsunami de março de 2006.

8º ALASCA – ESTADOS UNIDOS

Escala: 8,7
Ano: 1965
Número aproximado de mortos:
Áreas atingidas: Ilhas de Rat, no Alasca. O terremoto provocou um grande tsunami que pode ser observado em diversos países, como Japão, Rússia e até mesmo no México.

7º ESMERALDAS – EQUADOR

Escala: 8,8
Ano: 1906
Número aproximado de mortos: Entre 500 e 1.500 pessoas
Áreas atingidas: O epicentro do terremoto foi em território equatoriano, na cidade de Esmeraldas, próximo ao litoral e a divisa com a Colômbia. Porém, os abalos chegaram a ser sentidos até mesmo do outro lado do Pacífico, no Japão.

6º CHILE

Escala: 8,8
Ano: 2010
Número aproximado de mortos: 800
Áreas atingidas: Região de Maule, na costa chilena. O terremoto causou um tsunami que deixou milhares de pessoas desabrigadas.

5º KAMCHATKA – RÚSSIA

Escala: 9,0
Ano: 1952
Número aproximado de mortos: Houveram muitas mortes em torno das ilhas, porém poucos registros se têm delas. Sabe-se que uma grande população bovina foi atingida nas ilhas do Havaí, causando grande prejuízo a este setor.
Áreas atingidas: Ilhas Kamchatka, na Rússia. O terremoto foi sentido em outros trechos como Havaí e Japão.

4º JAPÃO

Escala: 9,0
Ano: 2011
Número aproximado de mortos: 13.000 (16.000 desaparecidos)
Áreas atingidas: Todo Japão foi atingido pelo terremoto. A tragédia desencadeou um grande tsunami, matando e desabrigando milhares de pessoas. Se não bastasse, um acidente nuclear na usina de Fukusima tornou estes eventos numa das maiores tragédias da história.

3º SUMATRA – INDONÉSIA

Escala: 9,1
Ano: 2004
Número aproximado de mortos: 230.000
Áreas atingidas: Além de devastar completamente a boa parte das ilhas de Sumatra, na Indonésia, o terremoto causou um tsunami que chegou a ser sentido na costa leste africana. Sri Lanka, Índia e Tailândia também foram muito atingidos.

2º ALASCA – ESTADOS UNIDOS

Escala: 9,2
Ano: 1964
Número aproximado de mortos: 15 (cerca de 130 pessoas morreram em decorrência do tsunami provocado em seguida)
Áreas atingidas: O epicentro foi na região de Prince William Sound, no sul do Alasca.

1º CHILE

Escala: 9,5
Ano: 1960
Número aproximado de mortos: 2.000

Áreas atingidas: Além de destruir a cidade de Valdívia e outras regiões próximas no Chile, o terremoto ocasionou um grande tsunami, que seria sentido em regiões como o Havaí, Filipinas e Japão, inclusive causando vítimas fatais nestes lugares. Durante um ano, era possível sentir réplicas do abalo. A Copa do Mundo FIFA, realizada dois anos depois, quase foi cancelada por conta do ocorrido.

Fontes: Serviço Geológico dos Estados Unidos e do Japão, BBC e agências AFP e EFE.

Deixe uma resposta