As diferenças do termo “Populoso” e “Povoado”

Muitas pessoas se deparam com estas palavras nas aulas de geografia, mas não sabem ao certo seus significados, e pior, acham que significam as mesmas coisas, porém, são conceitos diferentes. E você, sabe diferenciar um país POVOADO de um país POPULOSO?

País populoso

Esse é mais simples, pois corresponde a população geral de um país, ou seja, o número de habitantes que uma nação tem, o Brasil por exemplo, tem aproximadamente 192 milhões de habitantes, pode ser considerado um país POPULOSO.

País povoado

O sentido da palavra pode ser parecido ao que foi explicado acima, porém o termo em geografia é diferente. Na verdade, um país (ou qualquer outro território) é muito ou pouco povoado quanto sua densidade demográfica, que é uma divisão do número de habitantes pelo território em quilômetros quadrados (hab./km²).

Um exemplo: O Estado da Cidade do Vaticano é um país pouco populoso, contando com aproximadamente 850 habitantes, porém é o sexto mais povoado do mundo (1891 hab./km²), por conta da sua pequena extensão territorial.

O Brasil tem um território grande, fazendo um simples cálculo de divisão, percebemos que, apesar da grande população, tem um povoamento baixo, de apenas 22,40 hab./km².

Share

Meu nome é Fernando Soares de Jesus, natural de Imbituba/SC, geógrafo pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestrando na área de Desenvolvimento Regional e Urbano na mesma instituição. Criei este blog ainda no Ensino Médio, em meados de 2013, com o objetivo de compartilhar e democratizar o conhecimento geográfico, desde o campo físico até o campo humano, permitindo seu acesso de maneira clara e descomplicada.

One Ping

  1. Pingback: Conceitos demográficos - Geografia Opinativa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.