Tutorial: Como criar um perfil topográfico simples

Perfil topográfico nada mais é uma espécie de gráfico que traça o perfil de uma região ou lugar, muito usada por geólogos e na construção civil. O processo de criação de um perfil topográfico simples pode ser realizado facilmente, e vamos mostrar passo a passo nesse tutorial para você arrasar na escola.

Materiais

Primeiramente você precisa ter um mapa feito em curva de nível, além disso, o uso de uma régua é indispensável para melhores resultados. Para traçar as linhas, você pode usar uma folha de papel comum. Neste tutorial, vamos usar um desenho de uma montanha ilusória como este:

PASSO 1

Logo no início, você deve posicionar a folha de papel em que você vai desenhar abaixo do mapa original, feito isso você deve criar duas linhas, uma em vertical, onde você colocará a altura a outra horizontal que será usada como base para a montanha.

PASSO 2

O segundo passo é o mais simples, porém talvez o mais importante, você teve traçar uma linha que corte as curvas de nível, lembrando que serão nelas que você irá ter a base para a topografia, após fazer isto, você deve colocar um ponto a cada cruzamento da linha que acabou de ser traçada a do mapa original.

PASSO 3

 Após feito o passo anterior completamente, você deve traçar uma nova linha vertical, ligando estes pontos ao da altura correspondente no gráfico.
Faça isso com todos os cruzamentos até o fim do gráfico usando o auxílio de uma régua.

PASSO 4

 Pronto, depois de fazer isso até o fim é só ligar os pontos e seu perfil topográfico estará completo e deve ter ficado parecido com o nosso resultado:

Deixe sua opinião sobre o nosso tutorial nos comentários, lembrando que o nível deste “passo a passo” é destinado para iniciantes que estão aprendendo o assunto ainda na escola, já que existem níveis muito mais avançados quando se trata de Perfil Topográfico.

Share

Meu nome é Fernando Soares de Jesus, natural de Imbituba/SC, geógrafo pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestrando na área de Desenvolvimento Regional e Urbano na mesma instituição. Criei este blog ainda no Ensino Médio, em meados de 2013, com o objetivo de compartilhar e democratizar o conhecimento geográfico, desde o campo físico até o campo humano, permitindo seu acesso de maneira clara e descomplicada.

3 Comments

  1. Jhon Carlos Reply

    olá ! sou John Carlos , estudante do curso de agronomia na UNEC , esse conteúdo somou para o minha formação acadêmico !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.