Tipos de Migração: Interna, externa, definitiva, temporária, sazonal, inter-regional e intra-regional

Migração

Com um mundo globalizado, o fluxo migratório em diferentes cidades, estados ou até mesmo países tornou-se muito comum, os motivos geralmente estão relacionados a causas econômicas, a procura de melhores empregos e salários, melhores condições de vida, e, em casos mais extremos, até mesmo por conta do clima ou acidentes naturais em geral.

O processo migratório é dividido em diversos tipos, estes classificados por conta das diferentes causas ou lugares. Primeiramente, existe também uma diferença entre o termo Imigração e Emigração.

Imagine você, brasileiro, vivendo no Brasil, vê um grupo de italianos vindo para nas nossas terras para estabelecer-se definitivamente, no seu ponto de vista, estes europeu estão imigrando. Já para a população italiana, que mora no país, este grupo, saindo do seu território, está emigrando. Sendo assim, imigração é a entrada em uma nação, enquanto emigração pode ser considerada a saída de um país. No exemplo acima, pode-se dizer que este grupo de italianos estão emigrando da Itália e imigrando para o Brasil.

Quanto ao espaço, as migrações são classificadas em externas, que acontecem de um país para outro, e internas, dentro de uma mesma nação. Relacionado a duração, o processo migratório ainda é classificado em definitivo, quando o migrante estabelece-se no novo lugar definitivamente, temporário, quando a mudança não é definitiva e o individuo volta a seu lugar de origem depois de um certo tempo, sazonal, quando acontece em um período específico do ano, um exemplo é mudança para uma cidade praiana no verão para empregos temporários, e a volta para o lugar natal após o fim da temporada, semanal, que acontece em um curto período de uma semana (de um início ao fim de uma mesma semana) e diária ou pendular, quando acontece a ida e a volta em um único dia.

As migrações também podem ser classificadas em intra-regionais, que ocorrem em estado/estado em uma mesma região, e inter-regionais, de uma região para outra.

Share

Meu nome é Fernando Soares de Jesus, natural de Imbituba/SC, geógrafo pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestrando na área de Desenvolvimento Regional e Urbano na mesma instituição. Criei este blog ainda no Ensino Médio, em meados de 2013, com o objetivo de compartilhar e democratizar o conhecimento geográfico, desde o campo físico até o campo humano, permitindo seu acesso de maneira clara e descomplicada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.