Geografia da Austrália – Relevo, Hidrografia, Clima, Vegetação e Características Gerais

A Austrália (Comunidade da Austrália) é um país localizado na Oceania e por vezes é por si só considerado uma massa continental. Conhecida internacionalmente por ser a terra do canguru e do surf, a Austrália goza de excelente qualidade de vida, ganhando inclusive o título de “nação mais feliz do mundo”.

Já foi conhecida pelo nome de “Nova Holanda” durante o séc. XVIII, porém, por sua localização geográfica, passou a ser chamada por Austrália, que deriva do latim australis (austral), ou seja, sul.

O país é subdividido em oito territórios: New South Wales, South Australia, Western Australia, Northern Australia, Queensland, Victoria, Tasmânia e Australian Capital Territory.

Características Gerais

Bandeira

Capital: Camberra;
Área: 7.692.024 km²;
Moeda: Dólar australiano;
População: 23,37 milhões de habitantes (2013);
Densidade Demográfica: 2,96 hab./km²;
PIB: 918, 9 bilhões;
Idioma: Inglês.

Clima

O clima australiano tem como principal característica o contrastes entre as temperaturas. A pluviosidade é baixa, sendo que a Austrália é considerada uma das nações mais secas do planeta. O clima, de forma pejorativa, é conhecido como “louco”, por causa da grande variação até mesmo dentro de um dia. Dependendo do estado, as temperaturas variam entre 7º graus nos invernos a até 40º no verão.

A aridez domina a maior parte do território, o que propiciou o surgimento de muitos desertos, tais como de Vitória e Gibson.

Relevo

Ao contrário do clima, o relevo australiano não é muito contrastante. Desconsiderando a Antártica, a Austrália é o continente mais plano do mundo. A maior parte do território é localizado em um leve planalto desértico, com poucas elevações suaves de morfologia geralmente antiga, como é o caso do Monte Kociusco, com pouco mais de 2.200 metros de altura, o ponto mais alto da Austrália. Apenas o litoral apresenta planícies férteis.

Não pode-se deixar de citar também a Grande Barreira de Corais, no litoral nordeste da Austrália, conhecida como a maior cadeia coralígena do mundo, com cerca de 2.900 recifes, 600 ilhas e 300 atóis.

Hidrografia

Os dois principais rios australianos são o Darling e o Murray, ambos localizados no sudeste do país. O surgimento de rios temporários também é comum, vista a aridez do país.

Vegetação

Os dois principais tipos de vegetação da Austrália são as savanas (vegetação rasteira, principalmente por gramíneas e arbustos) e a floresta temperada. Como já foi dito, o continente australiano tem boa parte do seu território composto por desertos, com cactos e outras vegetações típicas.

Meu nome é Fernando Soares de Jesus, natural de Imbituba/SC, estudante do curso de graduação em Geografia na UFSC e futuro geógrafo e professor. Criei este blog ainda no Ensino Médio, em meados de 2013, com o objetivo de compartilhar e democratizar o conhecimento geográfico, desde o campo físico até o campo humano, permitindo seu acesso de maneira clara e descomplicada.

One Ping

  1. Pingback: Características gerais dos países da Copa 2014 (Grupos A e B) - Geografia Opinativa

7 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *