Conheça a Lapônia, a “terra do Papai Noel”

Entrando neste clima de natal, hoje vamos falar da Lapônia, uma região localizada no norte da Península Escandinava, passando por países como Finlândia, Noruega, Suécia e até mesmo a Rússia, que, segundo a lenda, seria a terra do Pai Natal (Papai Noel).

Essa região fica dentro do Círculo Polar Ártico e as temperaturas são muito frias, variando de 10 a 15 graus no verão e até -50º no inverno. A vegetação é típica deste clima, florestas boreais mais ao sul até uma espessa tundra ao norte. A zona é riquíssima em minérios e os animais típicos são os lobos, ursos, grande população pesqueira e as renas.

A VILA DO PAI NATAL

Mais popularmente conhecida como Vila do Papai Noel, a Vila do Pai Natal foi uma forma que alguns empresários encontraram para estimular a renda da região. Vendo uma paisagem gelada, com renas, neve caindo o ano todo e tudo mais que povoa o imaginário da lenda do bom velhinho, iniciou-se na década de 30 a construção da vila, que viria a receber milhares de turistas por ano.

Correio Natalino, recebe cartas de crianças do mundo todo. Foto: Divulgação

No local, podemos encontrar um belíssimo complexo natalino, com direito ao lar, o escritório e até um museu dedicado a celebridade de barba branca. Além disso, o lugar conta com um sistema de lazer que envolvem restaurantes e até um parque no entorno da vila, tudo, claro, no clima do natal.

Porém a paisagem lapona revela outras belezas. No verão, podemos encontrar o famoso sol da meia noite e nos invernos a belíssima aurora boreal nos céus.

Share

Meu nome é Fernando Soares de Jesus, natural de Imbituba/SC, geógrafo pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestrando na área de Desenvolvimento Regional e Urbano na mesma instituição. Criei este blog ainda no Ensino Médio, em meados de 2013, com o objetivo de compartilhar e democratizar o conhecimento geográfico, desde o campo físico até o campo humano, permitindo seu acesso de maneira clara e descomplicada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.