Geografia da China – Relevo, Hidrografia, Clima, Vegetação e Características Gerais

A China (República Popular da China) é um país localizado na Ásia Oriental, fazendo fronteira ao norte com a Mongólia, Rússia, Cazaquistão e Coréia do Norte, a oeste com Quirguistão, Tadjiquistão e Paquistão, e ao sul com Índia, Nepal, Butão, Mianmár, Laos e Vietnã.

É a nação mais populosa do mundo, com mais de 1 bilhão de habitantes e uma das maiores do mundo em extensão territorial, somente atrás de Rússia e Canadá.

CARACTERÍSTICAS GERAIS

Bandeira

Capital: Pequim;
Área: 9.596.961 km²;
Moeda: Yuan;
População: 1,3 bilhões de habitantes (2010);
Densidade Demográfica: 140,1 hab./km²;
PIB: 139,6 bilhões;
Idioma: Mandarim.

Clima

O grande território chinês faz com que o país tenha uma certa ambiguidade de climas dependendo da região.

Basicamente, o país localiza-se na zona temperada norte, porém, como dito, algumas características na temperatura dependem de fatores distintos. O principal deles são as monções, que caracterizam o clima do litoral sul, principalmente. A amplitude térmica (variação na temperatura) costuma ser alta e a pluviosidade varia de região a região, podendo ser alta de algumas áreas e escassas em outras, principalmente junto as estepes da Mongólia.

As zonas climáticas chinesas dividem-se em equatorial, tropical, subtropical, temperada, temperada fria e fria.

Relevo

Na constituição do relevo chinês, podemos destacar, a oeste, a Cordilheira do Himalaia, com grandes altitudes, descendo para o planaltos do noroeste, como o Sin Kiang e o planalto do Tibete. Ao norte, junto a Mongólia, temos planícies desérticas, as estepes.

Já a sul e a leste, onde localizam-se as maiores cidades chinesas e a maior parte da população, temos a ocorrência de planícies férteis banhadas pelos rios Azul e Amarelo.

Hidrografia

A China é um país de grandes bacias hidrográficas, com rios que atingem longa extensão. A maioria nasce nos planaltos do oeste do país e seguem até os oceanos Pacífico, Índico e até mesmo Glacial Ártico. Estes rios, na maioria das vezes caudalosos e com grande potencial energético, são chamados de rios exorreicos, como é o caso dos rios Amarelo e Zhujiang. A outra parte são os rios endorreicos, que acabam desaparecendo em torno dos seus leitos em desertos ou desembocam em lagos no interior do país. O rio Tarim é o maior da China, com mais de 2.000 km de extensão.

Vegetação

A vegetação original chinesa hoje é quase nada comparado com o que já foi um dia. A floresta temperada era muito comum a muito tempo atrás, porém hoje é quase extinta por conta do uso do solo para agricultura e outras atividades do meio.

Próximo ao litoral sul é onde encontramos a maior biodiversidade animal e vegetal, principalmente pelo fator clima – a região fica localizada dentro da zona tropical.

Os bambuzais já transformaram-se no símbolo do país, ainda sendo cultivados até hoje

Meu nome é Fernando Soares de Jesus, natural de Imbituba/SC, geógrafo pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestrando na área de Desenvolvimento Regional e Urbano na mesma instituição. Criei este blog ainda no Ensino Médio, em meados de 2013, com o objetivo de compartilhar e democratizar o conhecimento geográfico, desde o campo físico até o campo humano, permitindo seu acesso de maneira clara e descomplicada.

7 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.