Eras geológicas

A origem do nosso planeta é muito controversa, envolvendo muitas teorias, religiosas e científicas. Na visão da maioria das estudiosos, a Terra se formou há cerca de 4 bilhões de anos. Esta definição surgiu pela análise de muitos fósseis e rochas pelo tempo.

Durante estes bilhões de anos, a Terra passou por muitas transformações em sua crosta. Pensando nisso, é que foram criadas as “eras geológicas”, que nada mais são que uma classificação da “história” da formação da Terra. Ao todo, elas são cinco: Arqueozoica, Proterozoica, Paleozoica, Mesozoica e Cenozoica.

Arqueozoica

Esta era é correspondente a formação da crosta terrestre, do escudo cristalino e das primeiras rochas magmáticas. É a forma mais antiga do relevo, iniciou-se há cerca de 3,8 bilhões de anos. O planeta Terra era um lugar totalmente inóspito, constantemente atingido por meteoros.

Proterozoica

É nesta era em que surgiram as primeiras formas de vida unicelular mais evoluídas e também a camada de ozônio. O proterozoico também é marcado pela intensa atividade vulcânica, o que resultou no surgimento de grandes depósitos minerais metálicos, como ferro, ouro e manganês, além do acúmulo de oxigênio na atmosfera. Teve seu início há cerca de 2,5 bilhões de anos.

Paleozoica

É no paleozoico que ocorreram grandes transformações na superfície terrestre, entre elas, o surgimento de grandes cadeias de montanhas, como os Alpes Escandinavos (Europa) e os Apalaches (EUA). Os primeiros insetos e seres vertebrados surgiram também nesta era. Outra característica foi o soterramento de florestas, tanto origem a inúmeras jazidas de carvão mineral.

Mesozoica

Os dinossauros surgiram na era Mesozoica. Por Pavel.Riha.CB em Wikipédia inglesa, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=4332510

Surgem grandes répteis como os dinossauros, várias espécies de mamíferos e ocorre o desenvolvimento de muitas plantas e vegetais. A configuração dos continentes muda: a Pangeia têm o início e o fim da sua divisão no mesozoico. Outra característica foi a intensiva atividade vulcânica em várias partes do globo. O acúmulo de sedimentos no fundo do oceano cria inúmeras jazidas de petróleo.

Cenozoica

Esta era é divida em dois períodos: o terciário (60 milhões de anos atrás), caracterizada pelo movimento da crosta, que deu origem aos dobramentos modernos, como o Himalaia e os Andes. Neste período, surgiram as aves e os primeiros primatas. O segundo período é o quartenário, que iniciou-se a 1 milhão de anos e continua até os dias atuais. Nesta época, surge o ser-humano, grandes glaciações e os oceanos adquirem a configuração atual.

Share

Meu nome é Fernando Soares de Jesus, natural de Imbituba/SC, geógrafo pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestrando na área de Desenvolvimento Regional e Urbano na mesma instituição. Criei este blog ainda no Ensino Médio, em meados de 2013, com o objetivo de compartilhar e democratizar o conhecimento geográfico, desde o campo físico até o campo humano, permitindo seu acesso de maneira clara e descomplicada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.